Os alunos Alison Lima Amaral Moreira,13 anos, estudante do 8º ano e Pedro Gabriel Pereira da Silva, 8 anos, do 4º ano, ambos da escola municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, estão atuando como repórteres-mirins na 71º Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), que acontece até este sábado (27) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

WhatsApp Image 2019-07-25 at 13.22.37Os dois foram selecionados por meio do projeto Repórter Júnior, desenvolvido pela universidade e que reúne estudantes e professores da Rede Pública de Ensino Fundamental e Médio de Campo Grande. Os estudantes estão atuando como repórteres, realizando a apuração, produção de conteúdos, registros fotográficos, edição e publicação de textos referentes também aos eventos que ocorrem junto a reunião da SBPC.

Já os professores auxiliam como tutores nessas atividades. Os alunos foram selecionados por meio de redação, destacando o motivo pelo qual gostariam de participar da Feira. Durante as férias, eles e os professores passaram por um treinamento de um mês com a equipe da UFMS.

As cinco principais áreas jornalísticas estão sendo destacadas pelos alunos durante o evento: TV, rádio, impresso, mídias sociais e fotografia. A ideia é aproximar a cobertura jornalística da Ciência e mostrar uma visão da Feira para os jovens, feita pelo mesmo tipo de público.

Paixão e descobertas

WhatsApp Image 2019-07-25 at 13.23.05As crianças têm a liberdade para criarem os conteúdos e escolherem as pautas. Com a carreira de jornalista já escolhida desde pequeno, o aluno Pedro Gabriel ressalta que “deseja ser repórter para sempre”, pois é desinibido e gosta de participar de grandes eventos na área cultural. A matéria que mais gostou de produzir no evento foi sobre a viola caipira, elaborado por alunos do curso de Música da UFMS.

“Gosto muito de música, por isso me chamou a atenção, mas também gosto de temas infantis e lá na Feira tem um trabalho sobre cinema para crianças e foi uma das matérias que fiz também”, disse. E a prova de que talento não tem idade, é que uma das entrevistas feitas por Pedro será veiculada nesta quinta-feira (25) pela rádio da UFMS, a 99,9 FM, a partir das 17 horas.

Também apaixonado pelo universo da Comunicação, Alison afirma que pretende seguir carreira na televisão e está feliz com a oportunidade. “É uma experiência a mais para mim. Está sendo fácil o trabalho porque estamos tendo muito apoio”, pontuou o aluno que preferiu as pautas relacionadas à questões social e animal. “Gostei da primeira pauta que era sobre serpentes e anfíbios. Cheguei preparado com várias perguntas e os alunos explicaram muito bem, por isso não tive dificuldade”, ressaltou.

A coordenadora pedagógica da escola Licurgo, Cristiane Maciel, uma das tutoras, comentou sobre a importância da aproximação dos estudantes com o meio acadêmico. “Essa experiência que os alunos vão ter, junto com estudantes que já estão desenvolvendo seus projetos e aprendendo, eles respirarem esse ar da universidade, vai estimular o desejo de querer estar aqui dentro”, frisou.

A professora de Artes da escola, Ângela Pinheiro do Prado, que também acompanha as crianças explicou que os alunos estão tendo experiências em todas as áreas de audiovisual. “Não tinha a dimensão de tudo o que faríamos lá, por isso está sendo incrível, enriquecedora. É um crescimento diário”, concluiu.