A última edição de 2019 do AGIR Regional aconteceu sábado, 30 de novembro na Escola Municipal Desembargador Carlos Garcia de Queiroz no Bairro Zé Pereira na região Imbirussu em Campo Grande. Todas as vagas de cursos na plataforma de Consumo Consciente foram preenchidas. O Procon Campo Grande, os parceiros FM UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), e ACIESP (Associação de Capacidade de Economia Solidária do Povo), terminam o ano em festa, comemorando o resultado dos atendimentos.

WhatsApp Image 2019-12-02 at 16.55.48“Terminamos o ano em festa, foram quase 12 mil atendimentos, seja na plataforma de renegociação de dívidas ou na plataforma de cursos que o Procon e os parceiros trazem para sociedade”. Pontua o Subsecretário Valdir Custódio.

Este evento é uma iniciativa diferente, o Procon Campo Grande visa a educação financeira e a conscientização do consumidor. “Nós vamos estender para a comunidade um atendimento que não é trivial, mas pertence ao Procon. Através do programa de Consumo Consciente ensinamos o aproveitamento integral de todos os recursos que estão na mão do consumidor. Sejam aqueles que potencialmente podem gerar renda, seja aqueles que impactam diretamente no desperdício, ambos com reflexo direto na economia familiar”. Comenta o Subsecretário Valdir Custódio.

Pensando na conscientização do consumidor, e na geração de renda, o Projeto de Extensão dos Cursos da UCDB, juntamente com a ACIESP e as ‘Mãezinhas do Coração’, estiveram no evento encerramento do projeto, ministrando cursos e orientações gratuitas. “A FM UCDB se uniu com o Procon e com a ACIESP para levar até vocês, cidadania, educação e saúde, tenham certeza que tudo foi feito com muito amor, espero que saiam daqui melhores do que chegaram”. Disse a gerente comercial da FM UCDB Juseli Rezende.

O aluno do curso de churrasco Jorcinei Lopes encarregado de manutenção, disse que pretende montar seu próprio negócio, e o curso foi o primeiro passo de muitos. “ Quero abrir um ‘mine restaurante’ de comida caseira, é um prazer para mim ver as pessoas comendo, se alimentando”.

AGIR (Ação de Gestão de Inadimplência para Regularização), é o encaminhamento para agilização de cada situação pendente, ou seja, é uma maneira rápida que o Procon CG criou para o consumidor negociar suas dívidas. “Só no AGIR, o consumidor consegue condições exclusivas para renegociar suas dívidas em qualquer Estado do Brasil”. Conclui Valdir Custódio.

A comerciante Maria das Graças Silva, foi até o AGIR buscar informação sobre uma compra pela internet. “Comprei uma sandália pelo site, o prazo de entrega era de 7 a 30 dias, o prazo já passou e eu não recebi meu produto, vim hoje aqui no evento me informar através do Procon de como devo proceder”.

Além das empresas Energisa e Águas Guariroba consultando débitos e fazendo inscrição para o programa Tarifa Social, a Defensoria Pública também esteve no evento, orientando os consumidores. O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) fez consultas e orientações.

“Todos os envolvidos no AGIR Regional estão de parabéns, é brilhante esse trabalho de sair da sede e trazer os parceiros aqui para os bairros, porque assim a população tem acesso facilitado aos serviços essenciais e o mais importante nessa parceria, a educação, saindo daqui com uma formação para ingressar no mercado de trabalho, e o Procon e os parceiros fazem esse trabalho de oportunizar conhecimento gratuitamente, contem com a defensoria pública para os próximos eventos”. Disse Homero Medeiros, coordenador do Nuccon (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa do Consumidor).

Em parceria com a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) através da CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), as crianças se divertiram com as doações de cães e gatos. “De todas as edições, hoje foi o dia que mais animaizinhos encontraram um lar, doamos metade dos cães e gatos, até um gato adulto foi doado, o que para nós foi uma surpresa, este tipo de evento tem que continuar, as pessoas comparecem, participam e adotam um bichinho de estimação”. Comemorou Nayara Alves, agente de endemias.

O Diretor Presidente da FM UCDB Padre João, comentou sobre a importância do AGIR Regional e da parceria com o Procon Campo Grande. “Falando como a bíblia nos ensinou, com os cursos estamos lançando as sementes, agora basta cada pessoa, plantar de alguma maneira. Aprender uma profissão nova abre horizontes, e nós estamos dispostos a ajudar a quem precisa o AGIR, é sair da nossa zona de conforto e ir até as pessoas. Todos temos os mesmos objetivos, ajudar o próximo”.

Devanir Ramos diretor presidente da ACIESP, disse que essa parceria nasceu para ajudar o próximo, e que está muito feliz com o resultado. Devanir também fez questão de agradecer o empenho dos professores pelo trabalho voluntário.

“Nós estamos encerrando mais um ano de atividades e eu quero agradecer imensamente todos os participantes do AGIR. Deixando bem claro que as coisas acontecem porque nós temos pessoas de bem, que são os nossos professores, que trabalham voluntários e dedicam seu tempo para tudo isso acontecer, não só aqui no evento, mas também com trabalho lá na ACIESP. Unimos forças junto com a FM UCDB e com o Procon, foi aí que surgiu a ideia de criar esse dia de cidadania. O doutor Valdir encabeçou o projeto que veio de encontro com o que a ACIESP sempre se propôs a fazer ‘ajudar o próximo’. Então com as 3 mãos unidas conseguimos realizar esse evento tão especial para vocês.

Atrações

A cantora Andreia Rios animou o evento junto com o cantor Arthur Carvalho de apenas 10 anos. As crianças de até 12 anos também participaram do AGIR Regional, com um espaço dedicado para elas com muito Açaí e brincadeiras. Foram premiadas 6 crianças no Concurso de Cantores Mirins, sendo que 3 delas ocuparam o pódio de primeiro, segundo e terceiro lugar.

“O AGIR tem se consolidado, as pessoas entenderam a filosofia deste evento que é 100% com doações, não gastamos dinheiro público, tudo é feito com parceiros e voluntários capitaneado pelo Procon, organizado junto com a FM UCDB e ACIESP, os nossos dois grandes parceiros, pois sem eles este evento não aconteceria. Nós estamos aqui para plantar boas sementes para sociedade. Durante o ano passamos por 6 regiões de Campo Grande, atendendo a população e levando entretenimento e atividades para as crianças, como por exemplo, a parceria com a ABO (Associação Brasileira de Odontologia, Seção Mato Grosso do Sul) que trouxe educação na escovação e doação de kits com gel dental. Para 2020 estamos pensando em expandir para 12 edições, 1 por mês, os parceiros manifestaram desejo de continuar e estamos conversando com outros possíveis parceiros, na intenção do AGIR Regional ser cada vez melhor”. Finalizou o Subsecretário Valdir Custódio”.