A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg) promoveu nesta quinta-feira (01), palestra sobre a regulação dos serviços públicos prestados em Campo Grande nos setores do saneamento, coleta de lixo, transporte coletivo, funerárias e terminal rodoviário.

De acordo com a diretora-presidente da Agência de Regulação da Prefeitura de Campo Grande, Ritva Vieira, todos os serviços regulados pela Agereg devem ser acompanhados em razão das metas devem ser cumpridas. “Esta palestra vai contribuir para que os profissionais aumentem a bagagem no conhecimento dos serviços da regulação e com isto os munícipes terão serviços de qualidade”, comenta.

O professor Peter Cheung da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) destaca que o saneamento deu um salto nos últimos anos. O objetivo da palestra é a troca de informações e também compartilhar experiências nas áreas de resíduos sólidos, transportes e no saneamento. “Nesse evento eu apresento um pouco da teoria e da história da regulação no mundo, Europa e nos países da França e Inglaterra”.

Conforme do professor Peter Cheung o órgão regulador deve olhar se os serviços prestados estão a contento da população. “Regulação é discutir desempenho e metas. Nossa ideia é estender o conhecimento do que é regulação e melhorar os serviços como um todo. Para garantir metas os serviços devem ser avaliados, os indicadores e o desempenho dos trabalhos. Só assim no futuro aparecerão os resultados dos trabalhos prestados para a população”. Esses e outros foram os assuntos abortados por Cheung.

A Coordenadora da Câmara Técnica de Saneamento da Agência de Regulação do Estado de Mato Grosso do Sul (Stepan), Luciana Ramalho reforça que a finalidade do evento é a apresentação de mecanismos para melhorar a qualidade dos serviços de regulação. “Com este curso os funcionários trocam experiências técnicas que poderão ser aplicadas no dia-a-dia. Este curso contribui para fiscalizar os serviços que são de interesse da população”, comentou.

O curso contou com a participação de engenheiros, economistas, advogados, estagiários nas diversas funções e do pessoal do setor operacional da Agência Municipal de Regulação.