Se utilizando das facilidades proporcionadas pela tecnologia, o 1º Simpósio CIEVS Campo Grande, que acontece nesta quarta-feira (30), conta com representantes de todos os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de todo o país. Durante o evento, autoridades no assunto irão discutir a vigilância, alertas e respostas às emergências em saúde pública. 

O evento acontece na modalidade presencial e on-line, e conta com a presença de mais de duzentas pessoas no auditório, além dos profissionais da rede CIEVS que estão acompanhando a transmissão on-line. “Os assuntos abordados nesse simpósio são de relevância nacional porque assim conseguimos elaborar estratégias eficazes para uma detecção oportuna de eventos que possam gerar essas emergências”, explica a coordenadora do CIEVS-CG, Vanessa Aquino. 

Popularizado recentemente em decorrência da pandemia de Covid-19, o termo “emergência de saúde pública” está relacionado a tudo e qualquer assunto que possa impactar diretamente no sistema de saúde de uma região ou população. 

“Incêndios, alagamentos, dengue, monkeypox, varíola, raiva. Todos estes eventos podem se tornar uma emergência, e o que está sendo discutido aqui é justamente como o serviço de saúde pode se antecipar a eles através da vigilância, sem ser surpreendido”, conclui a superintendente em vigilância em saúde, Veruska Lahdo. 

Durante o simpósio, profissionais de renome nacional estarão presentes para palestrar sobre as estratégias de vigilância, como é o caso de Marcus Vinícius Quito, representante da Organização Panamericana de Saúde, Rebeca Cristine Campo Martins, que representa o CIEVS no Ministério da Saúde, e o infectologista e pesquisador da Fiocruz, Júlio Croda. 

Destaque nacional 

O serviço realizado em Campo Grande, que foi estruturado durante a pandemia de Covid-19 em razão de uma necessidade maior de se ampliar a estrutura existente de vigilância, tem recebido destaque nacional diariamente, com premiações e sendo referência para outras cidades. 

“Quando outros municípios do país questionam o Ministério da Saúde sobre o funcionamento dos CIEVS e solicitam sugestões para visitar um que esteja estruturado, é para cá que encaminham as equipes”, comenta a coordenadora do serviço. 

Estão presentes no evento representantes do CIEVS de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, porém o município já recebeu os serviços de Santana do Livramento – RS, Chapecó – PR, Cuiabá e Mato Grosso, e na próxima semana contará com a presença da equipe de Sergipe.