Comissão foi recebida durante a manhã pelo secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho

Do dia 5 a 7 de outubro,  técnicos do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) do Estado de Mato Grosso estarão na Capital conhecendo o trabalho realizado pelo CIEVS Campo Grande. O grupo foi recebido durante a manhã desta quarta-feira pelo secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho. Nos próximos dois dias, eles participam de uma extensa programação  de reuniões e visitas aos serviços de saúde.

O objetivo é conhecer o fluxo e apresentar o trabalho desenvolvido pelo serviço, além do funcionamento do Comitê de Monitoramento de Eventos em Saúde – CME e apresentação das rotinas e fluxos implementados na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) pelo CIEVS.

A apoiadora do CIEVS-MT, Tatiana Belmonte, destaca que o grupo veio conhecer o trabalho desenvolvido na Capital, pois o CIEVS-CG é tido como referência nacional.

“O trabalho que vem sendo desenvolvido pelo CIEVS-CG, sobretudo na detecção e verificação de rumores e eventos em saúde pública, serve de exemplo não só para nós, mas como para todo o país. A estruturação e a forma como o trabalho é desenvolvido aqui nos chamou muito a atenção, por isso nós decidimos vir para cá conhecer pessoalmente todo esse processo”, diz.

No ano passado, o CIEVS-CG ficou em primeiro lugar numa mostra nacional com a apresentação da experiência “Implementação da Vigilância Baseada em Eventos no Centro de Informação Estratégicas em Vigilância em Saúde de Campo Grande – MS”, que conferiu ao serviço o reconhecimento nacional e a realização de um intercâmbio com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Washington, nos Estados Unidos.

Para a coordenadora do CIEVS-CG, Vanessa Aquino, o interesse de técnicos de outros estados e municípios pelo trabalho desenvolvido em Campo Grande é um reconhecimento e proporciona ainda a possibilidade de troca de experiências.”Para nós é uma honra ter o nosso trabalho reconhecido e também poder receber técnicos de outros locais. Com isso a gente pode não só passar os nossos conhecimentos, mas também trocar experiências proporcionando assim um ganho mútuo”, destaca.

Além da programação junto ao CIEVS da Capital, os técnicos do estado de Mato Grosso também devem visitar uma Unidade de Saúde e a Biofábrica do Método Wolbachia.

CIEVS-CG

O CIEVS  Campo Grande, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, vem sendo indicado pela área técnica do Ministério da Saúde, por desenvolver um trabalho excelente e possuir o CME atuante.

O CME-CG foi instituído dentro do escopo de atuação do CIEVS-CG, com a finalidade de manter a regularidade das discussões técnicas e das tomadas de decisão pela Secretaria Municipal de Saúde frente às emergências em saúde pública.

O CIEVS tem como objetivo principal fortalecer a capacidade do Sistema de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Atua de forma articulada com estruturas estaduais e municipais, compondo uma rede nacional de alerta e resposta a emergências em saúde pública.