A melhoria física das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme), com ampliações, revitalização das quadras de esportes e parquinhos, arrecadação de livros para a biblioteca, além de palestras sobre temas como bullying e racismo, foram algumas das ações desenvolvidas como parte do Projeto Controlador Jovem, realizado pela Controladoria-Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Desde agosto, alunos do 6º ao 9º ano de 19 escolas de ensino fundamental da Reme participam do projeto, que ensina noções de controle e participação social, e oportuniza o envolvimento dos estudantes e da comunidade escolar em uma experiência pedagógica. As ações desenvolvidas nas escolas contribuíram para a disseminação de conhecimentos práticos sobre controle social, voluntariado, consciência ambiental e outros temas que levam ao despertar cidadão.

As escolas, alunos e professores envolvidos no projeto, foram premiados hoje (7), em uma cerimônia realizada na Semed, com a presença do secretário Municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, além do controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves, e outras autoridades. Foram distribuídos prêmios de R$ 10 mil, R$ 8 mil, R$ 5 mil, R$ 4 mil e R$ 3 mil, além de bicicletas, celulares e Ipads, para os cinco primeiros colocados.

“É importante incentivar os alunos e mais ainda acompanhar o crescimento deles, que representam o futuro. O envolvimento das escolas no projeto foi muito valioso. Todos conseguiram desenvolver ações e mudar a realidade das unidades”, pontuou Bitencourt. “A participação foi essencial para o projeto. E vimos atuações de extrema sensibilidade, como a EM Domingos Gonçalves Gomes, que fez um balanço para cadeirantes”, disse o controlador-geral.

A EM Barão do Rio Branco, que tem 180 alunos – do grupo 4 ao 9º ano do ensino fundamental – e fica no distrito de Rochedinho, ficou com a primeira colocação. No dia 16 de novembro a escola inaugurou a nova cozinha experimental, que foi construída em tempo recorde de apenas dois meses. A cozinha é uma sala de aula prática, equipada com fogão e espaço para que os alunos coloquem a mão na massa para fazer os produtos tradicionais, inclusive o queijo e outros doces e geleias. A maioria dos ingredientes usados nas receitas são produzidos na própria escola, e os alunos cuidam desde o plantio até a colheita para garantir tudo com qualidade.

“Foi um projeto realizado com muito empenho, com a participação de um grupo de pais, professores, alunos, empresários parceiros, proprietários rurais. Todos nos auxiliaram bastante. Não foi só o prêmio que ganhamos, mas também o espírito de cidadania, o envolvimento das crianças, a participação de toda a comunidade escolar. Este prêmio vem pra coroar todo o nosso trabalho e com certeza utilizaremos esse recurso para melhorar ainda mais a estrutura da nossa unidade”, disse o diretor da escola, Francisley Galdino da Silva.

É o caso da EM Advogado Demosthenes Martins, no bairro Octávio Pécora, onde os alunos conseguiram arrecadar 680 livros e revitalizar a quadra de esportes. “Os pais, alunos e professores foram voluntários. Todo o trabalho foi realizado com doações de materiais e mão de obra. Foram coisas até simples, como colocar espelho nos banheiros e construir bancos em paletes, mas veio para melhorar o ambiente da escola. Nossos alunos sabem que a união é importante e não precisamos esperar que o poder público faça tudo, nós podemos mudar a realidade se nos ajudarmos”, disse a coordenadora Catiusa Kanieski.

A escola tem 370 alunos do grupo 4 ao 9º ano, e 168 participaram do projeto. “A gente precisava de livros, e conseguimos doações diversas, principalmente para os alunos do 1º ao 5º. Amei participar, porque fiz a diferença”, disse Nicolle Amarilha, 14 anos, que está no 8° ano. “E também tivemos palestras sobre bullying e racismo. Melhorou o ambiente da escola, não só na parte física, mas a convivência”, afirmou o aluno do 6º ano, Otávio Augusto, 12 anos.

Na EM Professor Nagib Raslan, são 900 alunos e 250 atuaram diretamente nas ações desenvolvidas. “O parquinho que é usado pelos alunos do grupo 4 ao 2º ano foi revitalizado. Todos colocamos a mão na massa, pintamos, arrumamos. E tínhamos um espaço ocioso onde fizemos uma quadra. Melhorou bastante, pois a escola tem muitos estudantes e a segunda quadra era necessária”, explicou a professora Rita Adriana Moré, que atua como apoio pedagógico.

Para os alunos, uma das principais conquistas foi apontar as melhorias e propor soluções, além de planejar as próximas ações. “A gente quer fazer a revitalização da calçada e mudar os bebedouros. E já temos metas para o próximo ano”, disse o aluno do 7° ano, Kauã Braga, 13 anos.

“Tivemos grandes e positivas surpresas neste primeiro ano do Projeto, com a comunidade escolar engajada nas ações e contribuindo ativamente na melhoria das instituições de ensino. Com certeza, o Controlador Jovem terá sequência em 2023”, pontua o diretor-geral de Transparência e Integridade do Município e coordenador da Comissão responsável pelo Projeto, Arley Sandim.

Confira as escolas vencedoras:

1º Lugar: Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco

2º Lugar: Escola Municipal Nerone Maiolino