Com a finalidade de contribuir para a boa formação do público infanto-juvenil, desenvolvendo a disciplina, a sensibilidade e o talento, a Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBM-MS) formaram 60 crianças que participam do projeto “Bombeiros do Amanhã”. A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (8) no Parque Tarsila do Amaral, onde foram desenvolvidas as atividades.

As crianças, que residem na região do Nova Lima, participaram da formatura com entrega de certificados que tem o intuito de levar para esse público disciplina e hierarquia, fomentar o gosto pelos estudos, retirar das ruas para que possam ser instruídos nos bons costumes, aprendendo princípios de civismo, conhecimentos na área Bombeiro Militar, cidadania, ética e higiene pessoal, tornando esses adolescentes em multiplicadores desses conhecimentos na comunidade.

O Projeto atende crianças e adolescentes, entre meninos e meninas no contraturno escolar, no período matutino das 07h da manhã até às 12h, oferecendo um conjunto de ações socioeducativas que estimulam a importância do conhecimento transmitido pela escola.

Os alunos receberam noções básicas do serviço realizado pelos Bombeiros como o combate a incêndios, Primeiros Socorros, Ordem Unida, Educação Moral e Cívica e Prevenção contra Acidentes Domésticos, formando assim, cidadãos e multiplicadores com o conhecimento na prática bombeirística.

“Participei de um projeto como esse em minha infância. Espero que as crianças agarrem essa oportunidade. Esse é um trabalho muito importante porque estão sendo formados cidadãos com compromisso e caráter. Obrigado pela parceria de todos. Esperamos estender para outros parques porque esse projeto é belíssimo, queremos que outras crianças tenham essa oportunidade”, disse Odair Serrano, diretor-presidente da Fundação Municipal do Esporte (Funesp).

Para o chefe da comunicação do Corpo de Bombeiros, Antônio Cezar, o trabalho com as crianças pode trazer bons frutos. O militar utilizou como exemplo sua trajetória de vida. “É muito emocionante ver nos olhos deles a esperança. Eu já fui aluno de projeto social idêntico a esse. Tive a oportunidade de estudar e com isso estimulamos eles, falamos para os pais estimularem. Aqui se formam grandes cidadãos”.

Debora Almeida, vendedora, mãe do Caio Marques que participa do projeto, falou que seu filho já está há dois anos no projeto e que neste período evoluiu muito. “Meu filho melhorou muito, questão de comportamento, educação, virou outra pessoa na escola, em casa, foi maravilhoso o projeto para ele”.

Breno Coelho da Cruz, 12 anos, estudante da Escola Municipal Nerone Maiolino, ressaltou que acha o projeto muito impotante. “Gosto do projeto porque é bom, tenho vários amigos aqui, a comida é uma delícia. Aprendi muita coisa sobre os bombeiros, o que podemos fazer para evitar acidentes e ser uma pessoa que ajuda o próximo”.

Osias Oliveira, 10 anos, que também participa há dois anos do projeto, contou o que mais gosta. “Saio de casa já doido para chegar no projeto. Gosto da educação física, taekwondo, jogamos bola e fazemos bastante exercícios. Fiz bastante amizade”.

A ação é uma realização da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funesp) em parceria com Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul (CBMMS).

A assessora especial do Gabinete da Prefeita, Angélica Fontanari, representou a prefeita Adriane Lopes no evento.