O IV Prêmio Helena Meirelles de Música Instrumental da Rede Municipal de Ensino (Reme) reuniu alunos, pais e professores na tarde dessa quarta-feira (28), no auditório do complexo multiuso da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), garantindo o acesso dos alunos e a ampliação dos projetos culturais nas unidades escolares da Reme. O prêmio é uma iniciativa da Superintendência de Gestão de Políticas Educacionais (SUPED), realizado pela Divisão de Esporte, Arte e Cultura (DEAC).

A ação busca estimular os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental no desenvolvimento da música instrumental. Além disso, a premiação promove a interação dos estudantes, oferecendo à comunidade escolar a oportunidade de conhecer atividades na linguagem artístico musical, propiciando o conhecimento e o aperfeiçoamento da arte e da cultura.

“Estes alunos estão em um ambiente proporcionado pela Reme, que oferece além do esporte, as artes. Eu digo para que eles aproveitem este espaço, a convivência com os amigos, o que a música está propiciando à eles. Hoje, a plateia veio aplaudir nossos talentos”, disse o chefe da DEAC, Mário César Ribeiro.

Os alunos interpretaram treze músicas entre solos, duos, trios ou orquestras. A avaliação dos alunos ocorreu por meio do domínio de palco e interpretação, afinação do instrumento e ritmo, através de uma comissão julgadora.

“Nós começamos a ensaiar com bastante antecedência, mas mesmo assim bate o nervoso. Apesar disso, a gente se sente confiante. Tocamos uma música que gosto muito, do Pink Floyd”, disse a aluna Maria Luiza Pinheiro, do 9º ano, EM Dr. Eduardo Olímpio Machado, que toca flügelhorn – um instrumento que lembra o trompete, comum nas bandas de fanfarra.

O Prêmio Helena Meirelles, que está na quarta edição, é uma homenagem a uma das maiores instrumentistas do Mato Grosso do Sul. O evento privilegia a música instrumental, no qual, o instrumentista desempenha a função de solista. A primeira edição ocorreu em 2017, com 20 inscritos. Em 2018 e 2019, a apresentação foi no Sesc Morada dos Baís.

“Este grupo é novo, tem apenas cinco meses e foi pensado como uma orquestra de metais e percussão. Nossa escola já participou do evento em anos anteriores, algumas vezes fomos campeões, em outras não, mas dessa vez viemos com pensamento positivo e alcançamos o primeiro lugar”, disse Vander Gomes da Silva, professor de música da EM Eduardo Olímpio Machado.

“Eu toco ukulele e violão desde os 10 anos e pra mim foi um desafio muito grande estar aqui. Estava muito nervoso. Estou muito feliz em ter ganhado e acredito que vou incentivar muitos colegas a participarem da premiação nos próximos anos”, disse o aluno Marcos Vinicius de Barros Muniz, do 9º ano, EM Professor Vanderlei Rosa.

VENCEDORES

Os três primeiros classificados receberam como prêmio violão (1º lugar), cajon (2º lugar) e pandeiro (3º lugar). Confira a classificação final e a música interpretada pelos vencedores:

1º lugar – EM Dr. Eduardo Olímpio Machado (Ouro Verde) – Orquestra de Metais e Percussão – Another brick in the wall

2º lugar – EM João Cândido de Souza de Souza (Jardim Anache) –  Emanuel Geovanny da Costa Paiva – Pout-pourri Pajaro Campana/Mercedita

3º lugar – EM Professor Vanderlei Rosa de Oliveira (Novos Estados) – Marcus Vinícius de Barros Muniz – Música Mercedita