A juventude da capital sul-mato-grossense terá mais um trabalho voltado para seu desenvolvimento, a partir do Decreto n. 14.676, de 18 de março de 2021, que regulamenta os procedimentos de implantação e funcionamento do Observatório Municipal da Juventude (OMJ). A medida está publicada na edição desta sexta-feira (19) do Diogrande.

Aprovado pelo Chefe do Executivo Municipal Marquinhos Trad, o observatório municipal da juventude terá a finalidade de gerar números indicadores para direcionar as políticas públicas para a juventude da capital, e a partir disso, levar de forma mais efetiva trabalhos que impactem diretamente na realidade do jovem campo-grandense.

A partir dos dados coletados, será possível fornecer informações para outras secretarias, por exemplo, a partir do boletim a secretaria da saúde poderá obter informações sobre gravidez na adolescência e, a partir disso, direcionar ações de conscientização para as jovens da capital, ou também, com dados do boletim relacionados à evasão escolar, a secretaria municipal de Educação poderá direcionar ações públicas para evitar que os jovens deixem de frequentar a escola.

A subsecretária da Juventude Laura Miranda vê com otimismo a criação do observatório. “A justificativa principal é emitir boletins com dados mais atuais, para agilizar a obtenção de dados que só são obtidos a partir do censo demográfico, que acontece a cada dez anos, além de gerar indicadores para todo e qualquer ação que trabalha o jovem de Campo Grande. Além disso, a emissão do boletim será pública e para que isso aconteça será formada uma equipe técnica com a participação de vários parceiros como empresários, entidades, fundações e muitos outros, que estão de braços abertos para nos auxiliar nesta missão”, destaca a subsecretária.

O observatório contará com uma equipe técnica de gestores em caráter permanente, que serão selecionados pela subsecretaria da Juventude, que ficarão responsáveis pela execução do levantamento de todas as informações e apresentação dos boletins indicadores.