A Prefeitura de Campo Grande dá mais um passo na segurança pública e empossa mais 96 guardas civis metropolitanos, aprovados no último concurso realizado para cargos do quadro permanente da GCM. O edital publicado em 2020 formalizou 15.330 inscritos, o maior da história deste certame.

Os aprovados foram convocados no último dia 6 de janeiro por meio do Diário Oficial. Na publicação foram 100 convocados, no entanto, dois candidatos desistiram e mais duas candidatas ainda irão realizar a Prova de Aptidão Física (PAF) por estarem grávidas na época da realização, condicionando a posse à aprovação na PAF.

A posse dos convocados acontece nos dias 2, 3 e 6 de fevereiro.

Ao todo, os agentes passaram por seis fases, sendo a última com duração de quatro meses e intensa programação técnica-profissional para disponibilizar capacitação adequada e que atenda a todos os requisitos legais e administrativos para o ingresso na carreira da Guarda Civil Metropolitana.

A formação dos candidatos foi realizada pela própria GCM e, pela primeira vez, todos os aprovados sairão com porte de armas.

Além disso, os novos empossados contam com a efetividade do plano de cargos e carreira. A Lei Complementar n. 358, que dispõe sobre a carreira, a organização, o plano de cargos, o sistema remuneratório, o regime de trabalho, e os direitos funcionais da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande, e dá outras providências, foi aprovada pela gestão municipal em 2019.

A organização da carreira da Guarda Civil Metropolitana tem como pressuposto fundamental a consciência social, o comprometimento com a evolução da comunidade, o uso progressivo da força e o incentivo da participação comunitária, como instrumento para efetivação do processo de desenvolvimento das atividades essenciais da Administração Municipal.

A lei também assegura aos ocupantes de cargo da carreira da Guarda Civil Metropolitana as seguintes garantias: remuneração compatível com as responsabilidades e complexidade das atribuições do cargo, respeitando o teto constitucional remuneratório; revisão anual de vencimentos, na mesma data dos demais servidores do Poder Executivo e evolução funcional na carreira, através de capacitação oportunizada anualmente, para acesso a categoria hierárquica superior.

*Matéria editada às 10h40 para acréscimo de informação*