Prefeitura entrega reforma de unidade de acolhimento da SAS e oferece mais acessibilidade aos usuários

Campo Grande, 31/05/2021 às 14:19

Para oferecer mais acessibilidade e espaços adequados às necessidades dos usuários, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou nesta segunda-feira (31), a reforma da Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA I), na modalidade Casa de Passagem.

A agenda contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da vice-prefeita Adriane Lopes e d o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva. A obra no local, antes chamado de Cetremi, contou com a parceria da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep).

“Cuidem deste espaço e, principalmente, das pessoas acolhidas aqui para que elas tenham sua dignidade recuperada e se sintam felizes nesse local”, ressaltou o prefeito.

A vice-prefeita Adriane Lopes falou destacou o olhar diferenciado que a gestão tem com as pessoas em situação de vulnerabilidade. “Esse lugar é onde recebemos quem mais precisa de nossa atenção. Aqui eles são acolhidos com amor e tem o direcionamento necessário, seja para a família ou para o destino deles”, frisou.

Já o secretário José Mário agradeceu aos parceiros que ajudaram a viabilizar as melhorias e ressaltou que durante a pandemia foram acolhidas mais de 1.200 pessoas. “Não é um trabalho fácil, mas ele tem sido muito bem desenvolvido por nossas equipes. Além de acolher, nós realizamos projetos para que eles voltem a sonhar, a procurar a reinserção na comunidade e sociedade”.

O coordenador da unidade, Odair de Jesus Martins, explicou que os projetos desenvolvidos no espaço visam a recuperação da autoestima dos usuários. “Trabalhamos com horta, exibição de filmes que levam a reflexão, além de atividades que envolvem o empoderamento feminino”, pontuou.

Reforma

Foram realizadas diversas melhorias, entre elas, muro e tela na parte externa, construção da guarita para a Guarda Civil Metropolitana, pintura interna e externa, reforma da rede elétrica, hidráulica e instalação de lâmpadas de LED e de chuveiros, reforma da lavanderia, instalação de pias para cozinha, reforma do telhado e refeitório, troca de portas e janelas, ampliação de banheiros e quartos e calçadas com rampas de acesso às pessoas com deficiência.

Com a reforma da unidade, a Prefeitura atende as provisões previstas na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, proporcionando aos usuários e servidores uma ambientação física mais ampla, que facilita a realização dos diversos projetos sociais desenvolvidos para garantir a proteção social à migrantes, estrangeiros e a população em situação de rua.

Antes chamada de Cetremi, a UAIFA I é uma unidade de referência sob responsabilidade da Superintendência de Proteção Social Especial e da Gerência da Rede de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e tem o objetivo de promover o acolhimento institucional especializado com capacidade para atendimento de até 100 usuários.

No espaço é oferecido atendimento psicossocial, alimentação, atividades socioeducativas e jogos, encaminhamento, quando necessário, para tratamento em Comunidades Terapêuticas vinculadas à Subsecretaria de Direitos Humanos, além de acesso às políticas públicas de saúde, trabalho e renda e órgãos de defesa e garantia de direitos.

Durante a reforma, os usuários e servidores foram transferidos para um Acolhimento Institucional Provisório.

A entrega da reforma da unidade contou com a presença da secretária-adjunta da SAS, Thelma Fernandes.