Com o objetivo de fortalecer as ações preventivas de segurança em Campo Grande, a Guarda Civil Metropolitana recebeu diversos implementos na tarde desta terça-feira (29). Foram entregues 1 minibus, 12 bicicletas aro 29, 3 etilômetros (bafômetros) e 30 estantes para as partituras da Banda da GCM. A solenidade foi realizada no estacionamento do Paço Municipal.

No ato, o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Mário Cesar Oliveira da Fonseca representou a prefeita Adriane Lopes. “Hoje a nossa Guarda Civil Metropolitana atua nas sete regiões de Campo Grande, desempenhando um papel de contribuição com as forças de segurança. Fruto disso é que Campo Grande é eleita como uma das capitais mais seguras do Brasil, com mais de 500 mil habitantes”, disse

O minibus com capacidade para 17 lugares irá auxiliar no transporte do efeito para operações de fiscalização, prevenção e entre outras atividades, ocorridas em parceria com as forças de segurança do Estado. As bicicletas aro 29 serão destinadas às ações preventivas da GCM.

“Essas viaturas vêm para auxiliar no trabalho preventivo que será empenhado em rondas, principalmente nas Escolas Municipais e Emeis da Capital”, explica o comandante da GCM, Ideu Vilela.

Além dos implementos de segurança, a GCM também recebeu os 16 veículos – sendo 10 caracterizados e 6 descaracterizados – para ampliar a ronda escolas na Capital, oriundas da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Nos últimos cincos anos, ao todo, Campo Grande soma 72 veículos renovados para compor a frota da GCM. Além disso, também foram entregues no segundo semestre deste ano, 36 novas motocicletas, através do convênio firmado com o Detran-MS.

Valorização do efetivo

Em dezembro de 2021, a Lei Municipal n. 6.769 criou o Programa de Valorização dos Servidores da Segurança Pública do Município de Campo Grande. Já neste ano, o Decreto n. 238 promoveu quase 1.000 Guardas Metropolitanos para as categorias de Primeira e Segunda Classe.

Pelo Decreto n. 15.100/2022, o Executivo Municipal reajustou em 130% o valor do auxílio-alimentação para Guardas Civis Metropolitanos e criou gratificação para escala de serviço por excedente de plantões.

Sinesp Cad

O município de Campo Grande – primeiro do Centro-Oeste – aderiu no mês de maio ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas – Sinesp CAD, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A ferramenta de suporte a serviços públicos emergenciais, permite a integração do atendimento de forças de segurança pública a outros órgãos do país. Com isso, o tempo de resposta nas ocorrências terá redução expressiva, além de melhorar o planejamento operacional.

Em outubro deste ano, o efetivo da GCM de Campo Grande capacitou os servidores de Dourados – município distante 229 km da Capital -, para implantação do Sinesp CAD. Pelo pioneirismo, Campo Grande se tornou multiplicadora do uso e funcionamento do software.