Oportunidade para ingressar no mercado de trabalho após tratamento contra a adicção de drogas: esse foi o resultado da ação da Prefeitura, que entregou certificados de capacitação profissional para 21 assistidos pelas Comunidades Terapêuticas conveniadas de Campo Grande. O evento aconteceu nesta terça-feira (29), no Teatro do Paço Municipal e contou com a participação da prefeita Adriane Lopes.

“Quero parabenizar todos os alunos que aqui finalizaram mais um ciclo: primeiro, o de dar o passo para buscar ajuda e o tratamento; e o de agora, por terem iniciado um curso e terem finalizado a capacitação. Nós começamos nossa gestão focados em transformar Campo Grande em a Capital das Oportunidades e cremos que já estamos com esse alcance, pois hoje se abre uma porta que agora depende de vocês”, disse a Prefeita aos alunos que receberam certificados.

Os assistidos receberam certificado de Qualificação Profissional em Higiene e Manipulação de Alimentos, curso que capacita profissionais com o objetivo de oferecer ao consumidor final um produto com a garantia da qualidade, livre de contaminações.

O manipulador de alimentos é um profissional do serviço de alimentação que entra em contato direto ou indireto com o alimento, como quem lava, descasca, corta, rala, cozinha, prepara os alimentos.

O subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Amadeu Borges, informou que 300 pessoas foram acolhidas e mais de 200 receberam qualificação profissional neste ano de 2022.

“Muitos ainda desconhecem o trabalho dos Direitos Humanos em Campo Grande, mas quero agradecer a prefeita Adriane Lopes por nos dar essa oportunidade de estar à frente desse trabalho. É gratificante doarmos um pouco de esperança à essas pessoas que saem daqui hoje qualificadas, que até ontem estavam abandonadas e muitas delas, já desacreditadas por suas próprias famílias”, apontou Amadeu.

João Sobreira foi um dos beneficiados que recebeu o certificado de qualificação. Ele já se considera um fruto de Comunidade Terapêutica, pois se formou em psicologia quando ao mesmo tempo fazia tratamento contra a adicção. Hoje, ele acompanha os assistidos com sessões de terapia e sempre que acontecem novos cursos, Sobreira continua a se inscrever para ganhar novas habilidades.

“Estou limpo há 13 anos e 11 meses e sei o quanto um ex-dependente químico é discriminado quando ele retorna para a sociedade em busca por trabalho. E hoje eu sou um profissional formado e qualificado graças a essas parcerias do poder público junto às instituições. Ganho mais esse certificado como forma de conhecimento e exemplo a dar aos assistidos que atendo nas comunidades”, finalizou.

A ação, que acontece desde janeiro deste ano e já formou mais de 200 pessoas assistidas pelas comunidades terapêuticas, é uma realização da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, Desenvolvimento Econômico (Sidagro), a Fundação Social do Trabalho e a Vigilância Sanitária.