O secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, fala da importância das adequações na unidade.

Nesta terça-feira (07), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), deu  início às obras de reforma  da Unidade de Pronto Atendimento Dr. Alessandro Martins de Souza Silva, a UPA Vila Almeida. O investimento é de aproximadamente R$ 2,1 milhões proveniente do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Finisa.

O secretário municipal de Saúde, Sandro Benites,  destaca que as adequações têm por objetivo solucionar problemas estruturais crônicos e melhorar as condições de trabalho para os servidores e o acolhimento ao paciente.

“É o nosso compromisso de cuidar das pessoas e oferecer uma boa estrutura de saúde em toda a Campo Grande”, disse.

O projeto prevê a revisão total da cobertura, revisão elétrica e hidrossanitária, troca de portas, readequação de layout interno da unidade com criação de novos ambientes, bem como a atualização no atendimento às normas de acessibilidade vigente e itens de segurança (extintores e sinalização de emergência). A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim do ano.

A execução será realizada por setores e, nesta primeira etapa, contemplará todos os consultórios, além da cobertura e da farmácia, que ficará temporariamente fechada.  A orientação é para que os pacientes procurem as unidades de saúde próximas para fazer a retirada de medicação.

O coordenador de Urgência da Sesau, Leonardo Reis, explica que o fluxo da unidade foi reorganizado para que não haja necessidade de fechamento ou interrupção dos atendimentos durante o período de execução da obra.

“Desta forma, não há, portanto, prejuízos na assistência prestada à população”, complementa. A unidade atende uma média de 250 a 300 pacientes por dia.

Fluxos de atendimentos serão alterados para não haver prejuízos à população.

Outras melhorias

Além da UPA Vila Almeida, a expectativa é de realizar adequações nas outas cinco UPAs (Coronel Antonino, Universitário, Leblon , Santa Mônica e Moreninhas).

Há previsão ainda de reforma e revitalização de ao menos outras 20 unidades de Saúde, incluindo os quatros Centros Regionais de Saúde (CRSs) – Tiradentes, Coophavilla, Nova Bahia e Aero Rancho -, além do Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Desde 2017, onze novas unidades de saúde foram inauguradas em Campo Grande nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo, Aero Rancho Granja, Santa Emília e Jardim Presidente, sendo essas duas últimas entregues em 2022, além de três Clínicas da Família nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho.

Outras 30 unidades foram ampliadas e reformadas. Atualmente, o Município conta com 74 unidades básicas e de saúde da família e a sexta maior cobertura de saúde da família entre as capitais.