Próximo à conclusão das obras, a Prefeitura de Campo Grande entregou nesta sexta-feira (3) mais 23 casas novinhas a moradores do Jardim Canguru e José Teruel Filho, ambos loteamentos localizados na Região Urbana do Anhanduizinho. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, visando a solução definitiva para as 4 comunidades que compunham a antiga Cidade de Deus, reassentadas de maneira precária em 2016 e que precisavam habitar em locais dignos e seguros para viver.

Com a entrega de hoje, somam-se 91 novas moradias disponibilizadas às famílias do José Teruel Filho e mais 39 novas unidades entregues na comunidade Jardim Canguru, totalizando 130 casas já entregues às duas comunidades.

O Jardim Canguru integra 52 famílias que estão sendo beneficiadas com novas moradias, sendo que restam apenas 22 unidades a serem finalizadas. Já em relação às 98 famílias do José Teruel, que também estão em processo de recebimento das moradias, há apenas 7 unidades restantes para finalizar a entrega.

“A Prefeitura de Campo Grande em parceria com o Governo do Estado, fazendo justiça social e realizando sonhos possibilitando que essas famílias recebam suas casas e tenham a tranquilidade de um lar seguro. Que seja um tempo de esperança e conquistas para essas famílias, nosso objetivo é que todas as famílias tenham essa segurança”, destaca a prefeita.

A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) é responsável por conduzir os projetos, com técnicos especializados que acompanham as obras das empresas contratadas via licitação, além da equipe do Setor Social da Agência que dá suporte às famílias durante todo esse processo.

Para a beneficiária do Jardim Canguru, Eva Arruda, de 74 anos, foi emocionante receber as chaves da sua nova casa. Ela residia em um barraco há 11 anos e, ao ver a casa nova, pintadinha e bonita, disse que era o símbolo de uma nova fase para a sua vida. Dona de casa, ela quer aprender mais sobre costura em um projeto social da região e relatou que vai morar com a neta e seu companheiro. “Receber essa casa significa muito para mim. Estou sentindo uma felicidade imensa e não tenho palavras para agradecer à prefeita Adriane, que vem aqui e trata a gente com carinho, respeito, não deixa de abraçar a gente e conversa com muito amor”, relatou a idosa.

O diretor-presidente da Amhasf em exercício, Cláudio Marques, ressaltou o marco significativo que é o encerramento próximo de um longo processo de reinserção dessas famílias à malha urbana regular da cidade. “Estamos perto de finalizar todo o projeto que antes era desacreditado, tamanha a complexidade de solucionar tanto as questões estruturais precárias das moradias, quanto socioeconômicas que interferiam no bem-estar dessas famílias. Não se trata somente da entrega de casas, mas de fazer valer a justiça social”, complementou.

Atendimento nos quatro reassentamentos

O projeto prevê 150 novas moradias disponibilizadas às duas comunidades. Restam somente 20 unidades para o encerramento do projeto, o que corresponde a 86,6% das obras concluídas. As famílias, provenientes da ex-comunidade Cidade de Deus, iniciada na região do Dom Antônio Barbosa em meados de 2004, finalmente terão uma solução definitiva com a readequação das quatro áreas de reassentamento.

As obras no Bom Retiro (136 casas) foram concluídas em agosto de 2021, enquanto 42 famílias do Vespasiano Martins foram realocadas para o Loteamento Parque dos Sabiás entregue em julho de 2021. Agora, a Amhasf cumpre o prometido de entregar mais moradias, respeitando os laços comunitários (sociais, econômicos e culturais) criados pelas famílias nessas localidades.