A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes empossou nessa quinta-feira (30) o Grupo Gestor do Equipamento de Esporte e Lazer do Parque Sóter, que tem como finalidade possibilitar a participação organizada da população junto às atividades e serviços prestados por meio da Fundação Municipal do Esporte (Funesp), na busca pela melhoria e conservação do espaço. O Decreto de n. 15.444 foi publicado em edição extra do Diogrande n. 6.846 de ontem (30).

“Essa ação corresponde exatamente ao que queremos fazer em nossa administração, uma gestão compartilhada. Quando a gente valoriza a opinião de cada morador, nós avançamos com mais eficiência, pois assim, entregamos as demandas que são mais necessárias”, pontuou a Prefeita.

O Grupo Gestor de Equipamento é formado por sete membros efetivos, distribuídos em duas categorias de representação, sendo da comunidade e da administração pública. Os gestores devem estimular a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização do Parque Sóter, assim como fomentar a participação da comunidade na discussão de políticas públicas e articulação democrática.

Frequentadora assídua do parque e aluna das oficinas promovidas pela Funesp, Alessandra Cardozo da Silva vai integrar o grupo gestor do parque e desta forma poderá contribuir no sentido de identificar as demandas, seja de manutenção ou melhorias do espaço, para que o Executivo Municipal possa tomar as decisões mais assertivas quanto aos Parques. “Por isso achamos importante o grupo gestor ser formado por frequentadores das oficinas, usuários do parque e pessoas da comunidade, que conhecem a realidade desses espaços públicos. Além disso, é uma forma de agilizar a solução de problemas que surgem no cotidiano”, explicou.

Pelo decreto, o Grupo Gestor deve se reunir a cada dois meses ou extraordinariamente, quando se fizer necessário, por convocação do presidente ou pela mais da metade dos seus membros. As reuniões serão abertas a toda comunidade local e aos funcionários do parque, com direito a voz, sendo reservado, apenas aos seus membros, o direito a voto.

“É de extrema importância a participação da sociedade para gerirmos com mais eficiência e atender com mais precisão as demandas e pedidos mais urgentes. Com o levantamento do grupo gestor saberemos das necessidades de cada local e, assim, conseguiremos adotar medidas preventivas para que as unidades estejam sempre a contento dos usuários”, comentou o diretor-presidente Funesp, Odair Serrano.

O Grupo Gestor vai deliberar por consenso e quando não o for possível, a decisão será mediante votação por maioria absoluta. Logo, a demanda será encaminhada à Funesp. O trabalho dos gestores é voluntário, sendo proibida qualquer remuneração por sua atividade como membro do grupo. O mandato dos Conselheiros será de dois anos, permitida uma reeleição.

O grupo representante do Sóter será constituído por:

Representante Beneficiário – Titular: Alessandra Cardozo de Oliveira da Silva

Suplente: Ana Lucia Silva de Oliveira

Representante Beneficiário Titular: Doraline Cathcart da Costa Mello

Suplente: Afonso Libero Rosalen Representante Frequentador

Titular: Eduardo Arguelho

Suplente: Francisca Helena Aires Torres.

Os representantes da administração pública:

Gerente de Manutenção da Diretoria de Administração dos Equipamentos de Esporte e Lazer – Titular: Jamilson Oliveira de Souza

Chefe de Parque Titular: Gabriel Alves Leite

Coordenador Setorial – Titular: Geraldo Mitsuo Harada

Agente Social de Esporte e Lazer e Titular: Jessica Alves Ribeiro.