Com o objetivo de promover a transparência e facilitar o acesso aos dados referentes aos atendimentos realizados pela Ouvidoria da Prefeitura de Campo Grande, a Controladoria-Geral do Município disponibiliza dois canais de informação à população campo-grandense. Os painéis “Fala Campo Grande” e “Ouvidoria” fazem parte da Sala de Gestão, ferramenta que reúne informações de interesse público, como por exemplo, o processo de vacinação contra a Covid-19.

“Reunir esses dados em uma única plataforma, além de garantir a participação social, auxilia a Administração na gestão das informações. Apontam quais áreas recebem mais demandas e quais são as atitudes que o Poder Público deve tomar para a melhoria e crescimento da cidade”, ressalta o controlador-geral do Município, Luiz Afonso Gonçalves.

Por meio dos painéis, o cidadão consegue ter acesso aos dados referentes aos principais canais de comunicação da Prefeitura, a plataforma Fala Campo Grande/156 e a própria Ouvidoria do Município.

Responsável por receber solicitações de serviço como poda de árvore, limpeza urbana, serviço de tapa buraco, entre outros, a Plataforma registrou mais de 54 mil ordens de serviço, somente no ano de 2021, sendo a maioria dos registros referentes à iluminação pública.

A população também pode acompanhar como essas solicitações chegam até o Poder Executivo Municipal. O menu “Quantidade de OS por tipo de entrada” detalha quais são as principais portas de entrada dessas ordens de serviços.

Atualmente, as indicações oriundas da Câmara Municipal de Campo Grande são responsáveis por cerca de 24.322 ordens de serviço.

A Central 156, no mesmo período de 2021, atendeu cerca de 100 mil ligações, dessas, 21.460 foram referentes a consultas de processos de habite-se, alvarás de construção, entre outros serviços oferecidos pela Prefeitura e cerca de 23.730 ligações se transformaram em algum tipo de OS.

No painel Ouvidoria, o cidadão consegue acompanhar os números de atendimentos realizados pela Ouvidoria-Geral do Município.

Em 2021, a unidade registrou 6.554 atendimentos, sendo que desse total, 6.318 foram para sanar algum tipo de dúvida da população e os outros 236 foram registrados como manifestação (elogio, sugestão, reclamação e/ou denúncia).

Do número total de atendimento, 1.114 registros foram de informação a respeito da Covid-19, tornando a Secretaria Municipal de Saúde o órgão com maior número de demandas no ano.

O ouvidor-geral do Município, Marcos Haroitto destaca que a disponibilização dos painéis se torna uma grande conquista tanto para a Administração quanto para os usuários dos serviços públicos.

“Com painéis interativos, o cidadão pode criar cenários, cruzar dados e obter informações diversas. Essa solução só foi possível, por meio da evolução e consolidação de práticas de gestão das informações da Ouvidoria-Geral, que disponibiliza relatórios, transformando dados em soluções para o munícipe”, ressalta o ouvidor-geral.

Responsável pela Sala de Gestão, a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (AGETEC), foi parceira da CGM na criação e desenvolvimento dos painéis, oferecendo o suporte necessário para que os canais pudessem cumprir seu objetivo de informar a população de forma simples e transparente.

“Os painéis da sala de gestão foram criados a partir de uma ferramenta robusta de inteligência de dados (BI) que torna ainda mais transparentes as ações da gestão. São disponibilizadas informações organizadas dos atendimentos realizados pelas equipes da Central 156/FalaCG. Essas ferramentas tecnológicas tornam mais próxima a relação entre o cidadão e a Prefeitura”, finaliza o diretor-presidente da AGETEC, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Acesse a Sala de Gestão por meio do link: https://saladegestao.campogrande.ms.gov.br/