A Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes participou nesta quarta-feira (22) da entrega de 36 novas viaturas à Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social para uso da Guarda Civil Metropolitana. O evento, na Praça do Rádio, marcou também a formatura de 101 guardas, que foram capacitados para utilização de armamento letal.

“As  capacitações são importantes para que a gente esteja preparado para qualquer desafio. Nós temos 47% do Plano de Governo executado. Estamos cumprindo uma das metas, que é capacitar e valorizar os GCMs. Executar uma meta tem valor para nossa gestão. Parabéns aos agentes que recebem esta cerificação”, destacou a Prefeita.

A compra de motocicletas 0 KM foi possível com a integração de recursos, sendo 21 delas no valor de R$ 605.850,00 da Prefeitura e outras 15 no valor de R$ 432.750,00 através do Convênio firmado com o Detran de Mato Grosso do Sul.

“Nós olhamos sempre para o bem coletivo e assim pretendemos continuar avançando. Até é uma questão de obrigação moral trabalharmos para o bem da nossa Capital”, disse o secretário da Sesdes, Valério Azambuja.

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social também vem implementando um permanente e amplo Programa de Valorização na Guarda Civil Metropolitana, resultando na realização nos últimos anos de eventos de treinamento e aperfeiçoamento de 5 vezes o seu quadro efetivo por meio de 3.528 horas/aula, sendo 1.506 participantes em eventos de capacitação para o uso de armamento letal e 214 participantes para o emprego de armas não-letais.

O GCM Samuel Pires da Silva foi um dos participantes da capacitação. “A ação vai contribuir muito com o patrulhamento ostensivo urbano da cidade, tanto para segurança do munícipe, que é nosso bem maior, quanto o próprio agente da segurança pública, que vai estar portando mais um armamento. Isso vem somar, agregar ao serviço de patrulhamento, seja ele nas comunidades, nos bairros, bem como nos centros urbanos das cidades”, pontuou.

Em dezembro de 2021, a Lei Municipal n. 6.769 criou o Programa de Valorização dos Servidores da Segurança Pública do Município de Campo Grande. Já neste ano, o Decreto n. 238 promoveu quase 1.000 Guardas Metropolitanos para as categorias de Primeira e Segunda Classe.

Pelo Decreto n. 15.100/2022 o Executivo reajustou em 130% o valor do auxílio-alimentação para Guardas Civis Metropolitanos e criou gratificação para escala de serviço por excedente de plantões.

No último dia 11 de maio, a prefeita Adriane Lopes editou o Decreto n. 15.226 instituindo o Código de Ética da Guarda Civil Metropolitana, consolidando para os próximos anos a conduta dos operadores da Segurança Pública desta Capital.

Sinesp Cad

Em funcionamento desde maio, o município de Campo Grande aderiu ao Sinesp-CAD, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), uma ferramenta de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública a outros órgãos do país. Com isso, o tempo de resposta nas ocorrências terá redução expressiva, além de melhorar o planejamento operacional.

Além disso, o sistema permite a consulta no banco nacional de informações de trânsito e foragidos da justiça e Campo Grande é a primeira capital do país a celebrar  o Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.