Solenidade marcou encerramento da primeira etapa do projeto.

Nos últimos seis meses, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Campo Grande passaram por um processo de reestruturação e humanização do fluxo e atendimento, a partir da implantação do projeto “Lean nas UPAS”, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). As boas práticas implementadas refletem na melhoria de diversos indicadores e, consequentemente na qualidade da assistência prestada à população e a expectativa é de que a metodologia possa ser expandida para as demais unidades de urgência (Centros Regionais de Saúde) e também para as unidades da Atenção Primária.

Solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (26), na Esplanada Ferroviária, com a presente dos gerentes, equipe e tutores do LEAN de cada uma das seis UPAS marcou o encerramento da primeira etapa do projeto. Cada equipe pode fazer as considerações em relação ao processo de implantação e as perspectivas futuras.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que projetos como “Lean nas UPAS” contribui na estruturação dos serviços através da adequação dos fluxos, o que traz resultados importantes na melhoria da qualidade do atendimento prestado à população.

“Parcerias como estas são fundamentais, pois nos auxilia na implementação de novos processos de trabalho e fluxos internos que certamente impactam diretamente na melhoria do serviço”, comenta.

Secretário José Mauro Filho falou sobre a importância das parcerias.

Ele lembra que há três anos todo o sistema de saúde do Município precisou passar por uma reestruturação. “Enfrentávamos uma epidemia de dengue, houve uma evasão de mais de 1 mil profissionais da nossa rede e todos estavam desgastados. Diante deste cenário, tivemos que reorganizar o serviço para conseguir atender a população.  E as mudanças de processo, implantação de novos projetos em parceria com o Ministério da Saúde foram fundamentais para que a gente pudesse ter êxito”, destaca.

O professor Dr. Robisom Damasceno Calado, representante da UFF, destaca que as UPAS de Campo Grande participantes do Lean nas UPAS apresentaram resultados positivos e reiterou a necessidade da perpetuação do projeto.

“A condução aqui em Campo Grande foi muito boa e esperamos que nos próximos meses e anos o projeto se perpetue e possa continuar gerando bons frutos”, complementa.

Mário César, secretário de Governo e Relações Institucionais.

Para o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Mário César da Fonseca, o  envolvimento e engajamento das equipes mostra a preocupação e o comprometimento para com a melhoria do serviço e o atendimento ao cidadão.

“O entusiasmo nos mostra o quanto os servidores da saúde que estão lá na pontam se dedicam e buscam sempre se capacitar e aperfeiçoar para dar uma melhor resposta a população. Certamente temos que reconhecer todo o empenho desses valorosos profissionais”, disse.

Além da reestruturação e humanização do fluxo e atendimentos nas unidades, o projeto visa  capacitar os profissionais em metodologias de gestão e acolhimento humanizado dos usuários e seus familiares, bem como o monitoramento remoto de indicadores para reduzir o tempo médio de permanência e melhorar os fluxos e processos.

O Projeto Lean nas UPAs é uma estratégia criada para qualificar e acelerar o atendimento nestas unidades em todo o país.  Ele tem base na metodologia Lean, de onde surgiu o Sistema Toyota de Produção. Na saúde, é conhecido como Lean Healthcare.

Além de reduzir desperdícios, a metodologia propõe ampliar a produtividade dos profissionais e otimizar o tempo e a qualidade do atendimento. Para isso, serão feitos ajustes internos, desde mudanças logísticas até alteração das funções desempenhadas por cada profissional no dia a dia

Para o usuário do serviço não há alterações, o que se pretende ao longo dessas mudanças é a redução do tempo de espera e de permanência nos serviços de saúde e satisfação com o atendimento.

Para o serviço espera-se atingir redução de desperdícios de insumos e mão de obra e otimização do tempo de cada categoria profissional e aumento da capacidade e qualidade de atendimento.

Resultados positivos

No Brasil, a ferramenta de gestão já está sendo aplicada em vários serviços de saúde, com resultados positivos após as mudanças. Desde o início do projeto, houve redução média de 38% na superlotação dos serviços destes saúde, de 41% no tempo de permanência no hospital para pacientes internados e de 27% na necessidade de internamento para pacientes atendidos na urgência e emergência.

Equipe LEAN da UPA Universitário