Frutas da estação, fresquinhas e da melhor qualidade vão compor o cardápio da semana de 87 famílias assistidas no CRAS Vida Nova. Mamão, abacate, laranja e limão foram entregues nesta sexta-feira (3) pela Prefeitura de Campo Grande, através do projeto de hortas localizadas nas regiões urbanas, uma parceria da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC).

Maria de Lourdes da Conceição, que é dona de casa, é uma das beneficiadas pelo projeto. “Ajuda muito, porque é uma economia que a gente faz. Fazemos menos feira e ainda tem todo um acompanhamento aqui no CRAS que nos orienta com as tarifas sociais, além dos exercícios que a gente faz aqui. Me sinto muito bem aqui”, diz.

A unidade é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e atende 102 idosos e 47 pessoas do intergeracional (de 30 a 50 anos) e 75 crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. As entregas dos kits de verduras e legumes acontecem por grupos, sendo que cada um dos dois grupos recebe uma cesta semanalmente.

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila, fala dos resultados do projeto. “A parceria da Sidagro com o FAC, assim com a SAS, tem conseguido fazer com que o produtor da agricultura familiar produza e tenha remuneração garantida. Além disso, esse alimento tem chegado às pessoas em condições de vulnerabilidade social”, diz.

O trabalho da Prefeitura combate a fome e fortalece a produção local, promovendo ações efetivas que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da Agenda 2030 da ONU.

Coordenadora-geral do Fundo de Apoio à Comunidade, Adir Diniz, enfatiza que a entrega dos kits de frutas promove a economia doméstica. “É fortalecer a economia de quem tanto precisa, é poupar um dinheiro que seria gasto em sacolão e poderá ser investido em outra coisa. Além, é claro, de possibilitarmos um acesso a uma alimentação mais saudável para todas as pessoas beneficiadas”, complementa.

A coordenadora do Cras Vida Nova, Adriana Nascimento, finaliza agradecendo a parceria. “Nós estamos muito felizes, estamos atendendo mais de 80 famílias que estão recebendo várias verduras e frutas, recebendo na mesa deles, estamos vendo muito sorriso ao receber as sacolas cheias e poderão assim compartilhar o alimento em família”, conclui.