Depois de duas semanas de serviços e ações sociais oferecidos aos moradores do Jardim Itamaracá e bairros no entorno, terminou neste sábado (14) a 1ª edição do ‘Todos em Ação – A Prefeitura mais perto de Você’, que será levado as sete regiões urbana de Campo Grande.

Conforme estimativa da Guarda Civil Metropolitana, pelo menos 3,5 mil pessoas passaram pela Escola Municipal Antônio José Paniago durante as 4 horas de mutirão, em busca dos serviços oferecidos pelas secretarias e autarquias municipais.

Dona Ellen Gonçalves foi acompanhada de 4 familiares, onde cada uma dessas pessoas foram direcionadas para diferentes serviços. Foram em busca de corte de cabelo, vaga de emprego e a emissão da carteira de trabalho.

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) ofereceu 1.500 vagas de emprego, sendo 629 delas sem exigência de experiência. A dona de casa Jessica Maria foi em busca de uma destas vagas. Ela aproveitou também para receber um dos kits de verduras orgânicas preparado pelo Fundo de Apoio de Comunidade (FAC). “Os itens vão ajudar na economia da feira da semana, além de ser uma alimentação”, disse ela.

Quem também foi atendida pelo projeto Funsat Itinerante é a diarista Flaviane Andrade, que levou o filho Starling Andrade, de 15 anos, para tentar uma vaga de menor aprendiz.

Já a Vanderlea Aparecida Fernandes foi com o filho Lucas para vacinar e vermifugar a cachorrinha Duquesa. O adolescente aproveitou para tirar a Carteira de Trabalho.

A auxiliar de serviços gerais, Jaqueline Fátima Pereira, de 29 anos, foi com o marido e os seis filhos ao evento e levou hortaliças doadas pelo FAC. Durante o evento desta manhã, ela aproveitou para agradecer a Prefeita Adriane Lope pelo serviço executado na rua onde mora, Ana Batista Caminha. “Achei muito bom o patrolamento, porque a rua estava cheia de buracos”, afirmou.

Experiência enriquecedora

Ao fazer um balanço da 1ª edição do Todos em Ação, a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes considerou “enriquecedora”  a experiência, porque teve a oportunidade de percorrer os bairros da região urbana do Bandeira, ouvir a população e acompanhar o trabalho das equipes das Secretarias.

Nessa sexta-feira, a Prefeita passou a manhã acompanhando os serviços. Num gabinete de trabalho adaptado, a chefe do Executivo Municipal atendeu em uma tenda no campo de futebol na esquina das ruas Padre Mussa Tuma com Eufrades. Por aproximadamente duas horas, Adriane ouviu os moradores da região que apresentaram reivindicações por obras e serviços. Dona Adrielina Silva Linhares, de 61 anos, aproveitou para reforçar o pedido de pavimentação do bairro e solicitar melhorias no Centro de Convivência. A moradora do Itamaracá também participou de três cursos de inclusão produtiva (fabricação de pão, bolo de pote) oferecidos ao longos dessas duas semanas do Todos Em Ação.