O Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), promove de 16 a 18 de março, a 8ª edição do Drive-Thru da Reciclagem. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo e da adoção de práticas sustentáveis, a ação será realizada das 9h às 18h, no estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal, nos Altos da Avenida Afonso Pena.

“É um evento de extrema importância, não só para a cidade mas também para o Planeta. A cada edição aumentamos a quantidade de material descartado. Pode parecer pouco, mas se cada um fizer sua parte, nosso trabalho toma uma proporção enorme” ressalta, a Coordenadora-geral do FAC, Adir da Silva Oliveira Diniz.

Durante os três dias, será possível descartar materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, geladeira, ferro e afins, eletrônico, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, entre outros.

A programação conta com uma série de atividades educativas, culturais e voltadas à empregabilidade. Além de atrações musicais, teatro para as crianças e oferta de mudas de árvores frutíferas às pessoas que participarem do Drive-Thru, na quinta-feira (17), a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) participará do evento, divulgando diversas oportunidades de emprego.

O complexo montado para o evento contará também com um ambiente destinado à captação de doações. “O FAC recebe doação o ano inteiro. Este evento é uma oportunidade para quem está de mudança e não sabe para onde levar os móveis, por exemplo, para quem precisa praticar o desapego e praticar a solidariedade. As pessoas podem doar roupas, calçados, alimentos não-perecíveis, material de construção e tudo que estiver em boas condições de uso. Essas doações serão repassadas às famílias em situação de vulnerabilidade social, assistidas pelo FAC”, explica a coordenadora.

Preservação da água

Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos cursos d’água causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo. A cada um quilo de medicamentos descartados no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água.

A cada edição, a quantidade de resíduo descartado de forma correta só aumenta, consequentemente, aumenta também a quantidade de água preservada. Desde sua primeira edição até hoje, mais de 1,5 bilhão de litros de água foram preservados devido ao descarte correto dessas duas substâncias que são agentes causadores da contaminação.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro.

Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

Serviço

Evento: 8º Drive-Thru da Reciclagem

Local: Estacionamento do Bioparque Pantanal, Altos da Afonso Pena

Data: 16 a 18 de março

Horário: 9h às 18h

Informações: 2020-1361