Com apoio da Prefeitura de Campo Grande e patrocínio da Eletrobrás Furnas, o renomado Grupo Sobrevento traz à Capital a peça de teatro “Meu Jardim”, voltada para bebês entre zero e três anos de idade. As apresentações são gratuitas e ocorrerão nos dias 7 e 8, no Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco). O projeto engloba também uma oficina de teatro para bebês, que começa amanhã (6), a partir das 19h.

Com aproximadamente 45 minutos, o espetáculo conta a história de um viajante entediado que, em meio a um deserto, decide criar um jardim. A ideia de criar vida do nada e no nada é uma analogia com a experiência do próprio público ao ter seus filhos, que é trabalhada na peça ao abordar temas como esperança, sonhos, desejo e possibilidade de transformar o mundo.

O texto se baseia na obra de Mandana Sadat, uma autora belga de origem iraniana, e já foi apresentado em dezenas de cidades do Brasil, além de países como Espanha, França e Eslováquia. De acordo com o Grupo Sobrevento, “é uma experiência inesquecível ver, durante o espetáculo, como os pais – desarmados – se surpreendem com os seus bebês, do mesmo modo que estes se fascinam com o espetáculo. Eles compartilham uma experiência poética, artística e não recreativa, de entretenimento; tudo isso em um ambiente carregado de emoção, surpresa, deslumbramento e poesia”.

As primeiras exibições de “Meu Jardim” acontecem na sexta-feira (7), com sessões – às 13h30 e às 15h30 – direcionadas a creches públicas. Já no sábado (8), o espaço estará aberto ao público, com uma apresentação às 15h e outra às 17h. Para proteger os bebês e garantir a qualidade do espetáculo, os interessados devem fazer suas reservas pelo formulário on-line que pode ser acessado aqui. Os ingressos devem ser retirados até meia hora antes de cada sessão, e em caso de fila de espera as reservas caem 15 minutos antes do início da peça.

O espaço é destinado para o bebê e um acompanhante, com capacidade máxima de 90 lugares, mas outro espectador poderá ser admitido caso haja disponibilidade, por ordem de chegada e a critério da produção. Para maior conforto dos pais, haverá também assentos especiais para bebês, trocadores e brinquedoteca.

Oficina gratuita a partir de amanhã

Para profissionais do segmento, educadores e artistas em geral que tenham interesse em desenvolver essa modalidade de teatro, o Grupo Sobrevento oferece uma oficina coordenada pela artista Sandra Vargas. As aulas estão marcadas para esta quinta (6) e sexta-feira (7), das 19h às 22h, e estão abertas para até 30 participantes e os interessados podem enviar por email info@sobrevento.com.br.

O conteúdo inclui discussões sobre o processo criativo e o amparo das apresentações por meio do treinamento de monitores que orientem os pais durante as apresentações.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, acredita que o fomento ao teatro infantil vai despertar a criatividade e o interesse pela arte desde cedo nas crianças. “A atual gestão promove diversos eventos que percorrem os bairros da cidade com peças infantis. São histórias contadas de maneira lúdica e divertida, interpretadas por talentos locais. Por isso, mais do que trazer um espetáculo que atende a um nicho diferente, dos bebês campo-grandenses, ficamos felizes com a possibilidade de capacitar nossos atores e atrizes para produzirem esse conteúdo por aqui também”.

Serviço

A oficina Teatro para Bebês e a peça “Meu Jardim” serão realizadas no Museu de Arte Contemporânea de MS, localizado na Rua Antônio Maria Coelho, n.º 6.000, no Parque das Nações Indígenas.