Facilitar o atendimento médico a pacientes que precisam de especialidades como a cardiologia e psiquiatria é o objetivo do Teleinterconsulta, projeto que garantiu a Adriane Lopes o troféu Prefeito Inovador 2022. Ao lado de outros 16 gestores municipais de Mato Grosso do Sul, a chefe do Executivo da Capital recebeu a honraria nesta quinta-feira (18), na abertura do Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes.  O evento promovido pela RCD, que acontece até amanhã no CREA-MS, reconheceu ações que melhoram a eficiência dos serviços públicos oferecidos à população.

O projeto do Teleinterconsulta, instalado em 9 Unidades Básicas de Saúde da Família da Capital, é uma das inovações tecnológicas implantadas em Campo Grande nos últimos cinco anos. Ao receber o troféu, Adriane Lopes colocou os projetos desenvolvidos por Campo Grande à disposição de todos os municípios.

“A utilização da tecnologia foi fundamental para a Capital nos últimos anos, especialmente durante a pandemia, quando foram necessárias as mudanças de perspectiva quanto à utilização de tecnologias para não interromper a oferta dos serviços e a assistência à população. A gestão consequentemente acompanhou essa evolução, e o resultado são as respostas cada mais eficientes e eficazes às demandas por serviços públicos. Essa é a postura que vamos manter, colocando sempre à disposição dos prefeitos todas as iniciativas que implantamos aqui na Capital para melhorar os serviços púbicos”, assegurou Adriane.

Ainda na tecnologia, a Prefeita de Campo Grande disse que a implantação do Parque Tecnológico será outro avanço, que estará à disposição dos municípios para essa troca de conhecimentos. “Sabemos que a tecnologia e a inovação trazem novas soluções para o poder público e a implantação  do Parque Tecnológico de Campo Grande será mais uma ferramenta de desenvolvimento para a cidade”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

Entre os projetos que já são referência em tecnologia está o Vacinômetro, plataforma para lançar os dados do paciente onde a secretaria de saúde atualiza informações da vacinação contra Covid-19. Outro projeto compartilhado com os municípios é a coleta de resíduos sólidos onde Campo Grande recebe o material de pelo menos oito cidades vizinhas.

Nos últimos anos, Campo Grande desenvolveu projetos que não só desburocratizaram os serviços públicos, como deram mais transparência e agilidade aos processos. Entre eles a Prefeitura já implantou o Fala Campo Grande, o Conecta Campo Grande, o Alvará Imediato, o Portal de Certidões, o Portal +Obras, o Nota Premiada Campo Grande, o Matrícula On-line e o Monitora Saúde.

Sobre o Teleinterconsulta

Através da web conferência, o profissional de saúde utiliza atendimento compartilhado entre paciente, médico assistente e especialista. O paciente marca a consulta no seu posto e o médico da unidade acompanha a consulta virtual. A Teleinterconsulta começou em duas unidades e hoje já acontece em nove com o serviço implementado nas especialidades de cardiologia e psiquiatria. O objetivo é ampliar o acesso dos pacientes a consulta com um especialista. O serviço já acontece nas Moreninha, Tiradentes, Batistão, Coophavilla, Parque do Sol, Itamaracá, Vida Nova, Noroeste e Oliveira.

Congresso Cidades Digitais e Inteligentes

O 1º Congresso Sul-Mato-Grossense de Cidades Digitais e Inteligentes é uma realização da Rede Cidade Digital e conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande. As atividades tiveram início hoje (18) e seguem até amanhã (19), no auditório do Crea-MS. O evento integra o calendário alusivo em comemoração aos 123 anos da Capital.

Quem participa do evento pondera que busca troca de conhecimento,  como a Maria Aparecida Gouveia, que veio de Bandeirantes para a atividade. “Estamos com vários projetos iniciados na cidade, e com o congresso poderemos trocar experiências e melhorar nossos serviços no interior”, afirmou a servidora, que atua na área da educação.

Já o empresário Alfredo Gobbat, da empresa Sigma Telecom do Paraná, que também participa do evento em Campo Grande, busca difundir a tecnologia apresentando softwares de segurança. “Estamos há 37 anos no mercado e trabalhamos em fibra ótica e segurança de dados, para evitar ataques por hackers. Com os nossos serviços ajudamos as prefeituras a colocarem seus sistemas na nuvem de maneira segura”.