A Prefeitura de Campo Grande já está mobilizada em todas as secretarias e órgãos públicos municipais e parceiros, para promover mais uma edição do ‘Todos em Ação – A Prefeitura mais perto de você’, na região do Anhanduizinho. O lançamento desta edição será neste sábado (25) com uma grande ação social, porém,  alguns serviços já estão na região desde o início desta semana.

Antes mesmo do lançamento oficial da edição, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos realizam os serviços de varrição, capinagem, poda, tapa-buraco, patrolamento, troca de lâmpadas e limpeza, manutenção e pintura em geral, em forma de mutirão na região, que terá continuidade até a próxima semana. A Sisep também vai realizar serviços nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) do Anhanduizinho , com a limpeza de pátios e podas em terrenos e árvores.

Valorizando uma das maiores regiões de Campo Grande, o evento que começa logo cedo às 8h do sábado, leva mais de 70 serviços gratuitos para os moradores da região. Atividades culturais e recreativas, atendimentos de saúde, avaliação física, cortes de cabelo, emissão de documentos e feira de emprego, são algumas das opções disponíveis a população do Anhaduizinho, nesta primeira edição da ação, em 2023.

E o sentimento de pertencimento e prioridade cresce nos bairros. “A Prefeita está de parabéns porque estimula na prática o crescimento dos líderes comunitários, que são as pessoas que lutam com intensidade pelo bem e necessidades da comunidade. A alegria e esperança está renascendo aqui, estamos nos sentindo cuidados e olhados com essa dedicação da equipe, que já começou por aqui, com muito respeito à nossa comunidade”, avalia Rubens Alcântara, líder comunitário do Dom Antônio Barbosa.

No dia do lançamento oficial (25), a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) promoverá atividades de educação para o trânsito com o Clube do Setinha, orientações voltadas ao passe do estudante e expedição da credencial do idoso. A Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Amhasf) estará com serviços de renegociação de dívidas e outros cadastros.

Na tenda da Secretaria da Juventude (Sejuv), os que passarem pelo ‘Todos em Ação’ encontrarão oportunidades para o mercado de trabalho com vagas de emprego e estágio, e ainda podem realizar inscrições para cursos profissionalizantes, agendar a emissão da 1ª via do RG e fazer consulta com nutricionistas.

Assim também como a tenda da Fundação Social do Trabalho (Funsat), que vai ofertar vagas para o mercado de trabalho, além de orientação para acesso a carteira de trabalho e o seguro desemprego.

“Assim como nas edições anteriores, levaremos novamente esse mutirão de serviços a todas as regiões urbanas de Campo Grande. Um programa que nos alegra muito, por nos permitir estar um mais perto da nossa população, além de poder proporcionar esses serviços com mais celeridade. Nos traz alegria ouvir das comunidades que o ‘Todos em Ação’ traz esse sentimento de pertencimento ao campo-grandense”, ressalta a prefeita Adriane Lopes, que no decorrer da semana terá uma agenda no local com o Gabinete Itinerante, ouvindo e atendendo pessoalmente as demandas da população.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur) vai distribuir mil mudas de árvores frutíferas e levar a prestação de informações sobre as isenções do IPTU, cartas de Habite-se pela Lei da Anistia e sobre Terrenos Baldios.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) também participa da ação com o serviço de consulta, inclusão e atualização do Cadastro Único; orientação dos serviços ofertados pelo CRAS e encaminhamentos, além de atendimento de designer de Sobrancelhas e exposição dos trabalhos manuais realizados em Cursos de Inclusão Produtiva e Geração de Renda.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) estará com diversos serviços durante a programação deste sábado: atendimentos psicológicos, atividades com educador físico, confecção de brinquedos lúdicos com materiais recicláveis, pintura facial, orientação sobre os jogos da Reme, apresentação das atividades desenvolvidas pela Deac e informações e orientações sobre a matrícula na Rede Municipal de Ensino.

“Acho que o maior sentimento é a felicidade de ser ouvido e atendido. Realmente, a valorização do líder comunitário é um diferencial que estamos vivendo neste período. Nossa comunidade precisa de ações como essas, que trazem qualidade de vida e acesso efetivo dos serviços prestados à comunidade”, conclui o presidente do Conselho da Região do Anhanduizinho, Tony Nogueira.

A Defensoria Pública do Estado confirmou a participação e parceria junto a Prefeituran durante o lançamento do Todos em Ação: serão distribuídas 60 senhas. Os atendimentos serão de orientação jurídica, consulta processual, Educação em Direitos, entre outros serviços do órgão.

A Fundação Municipal do Esporte (Funesp) vai realizar avaliações físicas, além do Projeto Brincalhão com as crianças, juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Sectur), com a estrutura e animadores. O Procon também estará disponível com agentes para prestar informações e esclarecer dúvidas dos consumidores.

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Público (Agereg) vai distribuir panfletos informativos dos serviços que serão oferecidos pela instituição. Por fim, a Controladoria-Geral do Município, por meio da Diretoria-Geral de Transparência e Integridade, estará com os serviços de divulgação da Lei de acesso à Informação (LAI) e distribuição de folders orientativos.

A Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) vai levar Atendimento ao MEI (Microempreendedor Individual) com orientações para transmitir o Imposto de Renda e consulta ao SPC.

Com foco na geração de renda, a Sidagro ainda vai promover um curso de ovos de páscoa no sábado (25), com duas turmas.

A Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) também estará presente com orientação e divulgação dos serviços da Casa da Mulher Brasileira.

Além de assistir à apresentação da banda musical da Guarda Civil Metropolitana, os participantes da poderão conhecer o canil da GCM que, durante o evento, realizará ações da Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, orientações e recebimento de denúncias.

O Todos em Ação também vai prestar atendimento para os animais de estimação para os moradores da Região Anhanduizinho com atendimento veterinário, vermifugação, microchipagem e encaminhamentos para castração.

No sábado, a ação terá início às 8 horas, na Escola Municipa Tomaz Ghirardelli, com mais de 70 serviços disponíveis, que vai até o meio-dia e se estender no decorrer da semana com a oferta de cursos e serviços com horários diferenciados.

Serviço

Programa Todos em Ação na região do Anhanduizinho

Data: 25 de março (sábado)

Horário: das 8h ao meio-dia

Local: Escola Municipal Tomaz Ghirardelli

Endereço: Rua Lúcia dos Santos, nº 386, Parque do Lageado