A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (SEJUV), realizou na tarde desta sexta-feira (19), a Assinatura do Termo de Cooperação Técnica das Instituições parceiras que farão parte do Centro de Referência da Juventude (CRJ). O evento foi sediado no Teatro José Octávio Guizzo, localizado no Paço Municipal.

Após a assinatura do termo, as instituições parceiras passam a realizar diversos atendimentos na sede da SEJUV, são elas: Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Junta de Serviço Militar, Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (SIDAGRO), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (FUNSAT), Grupo de Amor a Vida (GAV), Agência Municipal de Trânsito (AGETRAN), Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (PLANURB) e Câmara Municipal de Campo Grande.

Segundo o Prefeito Marquinhos Trad, a criação do Centro de Referência da Juventude atenderá diretamente os jovens que precisam de mais atenção do poder público. “As políticas públicas devem estar acessíveis à nossa população e o Centro de Referência da Juventude vem para servir de forma acolhedora todos os jovens que necessitam dos serviços oferecidos pela Sejuv, destaca Marquinhos.

Para a Secretária da Juventude Laura Miranda, o evento é a efetivação das instituições parceiras que compõem o Centro Referência da Juventude. “Pessoalmente é um presente fazer parte desta gestão, onde temos liberdade para trabalhar exclusivamente com os jovens de nossa capital e através destas instituições que formam o CRJ poderemos projetar a juventude para serem futuros líderes para que possam contribuir para uma sociedade mais justa para todos. ” Destaca Laura.

Criação do CRJ

O Centro de Referência da Juventude foi inaugurado no dia 12 de agosto de 2021, junto com a nova sede da Secretaria Municipal da Juventude, localizada na Rua 25 de Dezembro, 924, 3º andar, no Condomínio Marrakech. O objetivo é proporcionar novos atendimentos e serviços essenciais aos jovens.

Serviços do Centro de Referência da Juventude:

SEJUV: Cursos de capacitação presencial, Cursos de capacitação EAD, Assistente Social, Nutricionista;

SEJUSP: Emissão de 1ª e 2ª via de RG;

Junta Militar: Alistamento militar, Regularização do Alistamento Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Dispensa de Alternativo e Certificado de Isenção;

SAS: Cadastramento do Nis e Atualização do Nis.

SESAU: Disponibilizar um profissional na área de psicologia (atendimento psicológico);

FUNSAT: Atendimento e encaminhamento para o mercado de trabalho;

GAV: Apoio emocional valorização da vida via telefone e combate ao suicídio;

UEMS: Capacitação na área da educação e qualificação na área da educação;

AGETRAN: Atender ao público e usuários quanto às solicitações de concessão do benefício do passe de estudante e conceder, fiscalizar e controlar a isenção do passe de estudante;

PLANURB: Participação do Conselho Regional das Regiões Urbanas de Campo Grande, com objetivo de trazer ideias e demandas dos bairros e regiões bem como promover a socialização.

Câmara Municipal de Campo Grande: Permissão dos jovens em sessões na Câmara Municipal e capacitação dos jovens pelos vereadores mediante prévio agendamento, com temáticas referenciadas na política;

SIDAGRO: Atender ao público e capacitar possíveis empreendedores e organizar todas as etapas da criação e desenvolvimento de um negócio antes de colocá-lo efetivamente em prática.