Campo Grande recebeu nesta semana, o Prêmio Casos de Sucesso em Saneamento Básico – Trata Brasil 2022. A premiação se refere à categoria “Municípios do Ranking do Trata Brasil com exemplos positivos na evolução dos indicadores de perdas de água nos últimos 10 anos” que reconhece os esforços feitos para reduzir as perdas de água na rede municipal de abastecimento. O evento aconteceu nessa quinta-feira (10), na Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.

A premiação é outorgada pelo Instituto Trata Brasil, uma das principais organizações sociais voltadas aos temas de saneamento e abastecimento do país, em parceria com o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Campo Grande teve redução de perdas de água: enquanto em 2011 os indicadores estavam em 22,26%, em 2020, caiu para 19,32%, ou seja, uma redução de mais de 3% no desperdício de água.

Campo Grande foi premiada junto com Taboão da Serra e São José do Rio Preto. O diretor-presidente da Agereg, Odilon de Oliveira Júnior, representou a prefeita Adriane Lopes no evento. “Os estudos do instituto apontaram que desperdiçamos 19 de cada 100 litros de água, e houve avanço quando comparado com 2011, e sabemos que esse número tem margem para ser melhorado e a gestão tem trabalhado para isso em parceria com a Águas Guariroba”, comenta.

Visão da gestão

A prefeita Adriane Lopes destaca que a parceria com a Águas Guariroba, além desse importante indicador na redução de perdas, trouxe para Campo Grande “o reconhecimento por ser uma das 30 cidades no país com a melhor qualidade de água, além de estarmos entre as 5 cidades com o melhor atendimento na distribuição desse recurso tão importante para a população: a água”, comemora.

Sobre a importância da premiação, a chefe do Executivo Municipal ressalta que “instituições como a Fundação Getúlio Vargas e o Instituto Trata Brasil identificarem Campo Grande como referência nesses temas tão importantes e tão em sintonia com nossas preocupações do ponto de vista ambiental, apontam que a nossa capital trilha o caminho certo para o desenvolvimento conjugado com a cada vez mais central questão da sustentabilidade”, frisa.