A Capital Sul-mato-grossense é uma das cidades que integra um estudo sobre as condições de saúde da população brasileira, o SB Brasil, realizado pelo Ministéro da Saúde,por meio da Coordenação Geral de Saúde Bucal, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio de estados, Distrito Federal e municípios, instituições representativas da odontologia, universidades e institutos de pesquisa em saúde pública.

O objetivo  é proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais. Os quatro grandes levantamentos nacionais (realizados em 1986, 1996, 2003 e 2010) foram extremamente relevantes para a construção de uma consistente base de dados relativa ao perfil epidemiológico de saúde bucal da população brasileira.

A população referência deste levantamento será composta por brasileiros residentes em domicípios particulares permanentes, localizadas em regiões urbanas dentro de setores censitários definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cuja escolha ocorreu por sorteio realizado pela UFMG. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de 5 e 12 anos, além de grupos etários de 15 e 19 anos, 35 e 44 anos, 65 e 74 anos.

A previsão é de que as atividades de campo ocorram até maio deste ano. Os profissionais envolvidos no estudo (Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares de Saúde Bucal e Cirurgiões-dentistas), irão visitar os imóveis devidamente identificados e cumprindo os protocolos de biossegurança vigentes, através do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Em todo o Brasil, o estudo deve abranger aproximadamente 50 mil pessoas que moram em 422 municípios (395 cidades do interior, 26 capitais e o Distrito Federal).

Para conhecer mais sobre o SB Brasil 2020, acesse: https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente/sbbrasil2020