Os avanços da Prefeitura de Campo Grande na política de Assistência Social do município foram destaque nesta terça-feira (10)- primeiro dia do 22º Encontro Regional Centro-Oeste do Congemas- que acontece até esta quarta-feira (11), na Capital.

O evento, realizado em parceria com os Colegiados Estaduais de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS) e com o apoio da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), conta com a participação de profissionais, gestores e técnicos que atuam no Sistema único de Assistência Social (SUAS) dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal (DF).

Durante a abertura do evento, a prefeita, Adriane Lopes, e o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes, ressaltaram as conquistas e investimentos realizados pela gestão nos últimos cinco anos.

Adriane destacou ainda os projetos que fizeram com que a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Rede Municipal de Assistência Social, se tornasse referência no país, como o Programa Criança Feliz, criado pelo Governo Federal e implantado em Campo Grande em 2017. A metodologia de aplicação do Programa na Capital, rendeu elogios nas redes sociais da presidência da República.

O acolhimento humanizado à primeira infância realizado nas residências inclusivas da SAS também foi citado pela ministra, Damares Alves, durante visita ao Estado, há dois anos, como  exemplo para o país.

“Nós trabalhamos em parceria com os servidores pela construção de uma política de Assistência Social sólida, comprometida com as pessoas. Esses avanços são resultado da liberdade e confiança que sempre tivemos na gestão, quando eu era vice-prefeita. Nos últimos anos evoluímos muito e uma das maiores conquistas foi o Plano de Cargos e Carreiras, aguardado há mais de 20 anos pelos servidores da SAS, sancionado semana passada”, destaca a prefeita, que ainda ressaltou que no início da gestão a secretaria contava com 33 servidores efetivos e hoje eles somam mais de 320.

O secretário, José Mário Antunes, pontuou que os avanços da gestão no setor foram históricos e continuaram mesmo durante a pandemia, com a implantação da Escola do SUAS e ampliação das unidades de acolhimento para receber as pessoas em situação de rua. O secretário, enfatiza ainda, que nos últimos cinco anos foram inaugurados dois Cras, realizadas reformas no Creas Norte e UAIFA I, além da transferência das Residências Inclusivas e Centro Dia para  imóveis com melhor estrutura, ampliando a capacidade de atendimento.

“É um trabalho que fazemos com amor, de união de forças. Além do atendimento de excelência que prestamos aos nossos usuários, essa gestão se preocupa também com os servidores, tanto que durante a pandemia garantiu a vacina para nossos profissionais. Ainda este ano também iremos inaugurar a nova sede administrativa da secretaria”, afirmou José Mário.

 

Fortalecimento

O objetivo do evento é realizar uma troca de experiências, fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio da mobilização, articulação, orientação e apoio técnico aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais de Assistência Social.

Gestores e técnicos estão participando de rodas de debate, painéis temáticos, oficinas e palestras simultâneas, apresentando ideias e discutindo assuntos pertinentes ao universo da Rede de Assistência Social.

O presidente do Congemas Nacional, Elias de Souza Oliveira,falou sobre a responsabilidade dos servidores do SUAS. “Nós representamos aqueles que estão em vulnerabilidade e batem na porta de nossas unidades, é para eles que trabalhamos e nós conseguimos construir uma trajetória que rompe com o assistencialismo, com a lógica da benesse. O SUAS é uma conquista civilizatória da sociedade brasileira, afirmado como direito de cidadania”, frisou.

O deputado estadual, Lídio Lopes, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) falou sobre a importância da união entre os gestores municipais na conquista de direitos para o setor. “Nenhuma secretaria foi tão exigida quanto a  da Assistência Social no período da pandemia, por isso é fundamental essa união. É essa bandeira, essa luta que devemos ter. Praticar a verdadeira Assistência Social e não o assistencialismo, por isso é importante observar quem tem realmente um compromisso com a Assistência Social”, enfatizou.

Os Encontros Regionais de Gestores Municipais de Assistência Social são realizados a cada dois anos, mas estavam suspensos devido à pandemia. Na edição deste ano, os encontros trazem como tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”.

Ainda nesta terça-feira, foram abordados o Cadastro Único e um balanço das ações do SUAS e, no encerramento do evento, nesta quarta-feira, será elaborada uma carta de propostas, que será encaminhada ao colegiado Nacional.

Marcaram presença na abertura do evento, a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre, Rosane Moccelin, presidente COEGEMAS/MS, Jucelia Gonçalves Ferro, presidente COEGEMAS/MT, Maria Claudia  Nunes Santos Tolentino, presidente COEGEMAS/GO e a Coordenadora Geral de Regulação do SUAS, Natalia Cerqueira de Souza, representando a secretaria nacional de Assistência Social, além da secretária-adjunta de Assistência Social de Campo Grande, Thelma Mendes e superintendentes e técnicos da SAS.