Residências e estabelecimentos comerciais do Nova Campo Grande receberam nesta quarta-feira (25) a visita das equipes da Prefeitura de Campo Grande, durante ação de educação ambiental que leva o tema “Fauna Silvestre em meio urbano”. Servidores da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) fizeram a abordagem e distribuição de materiais educativos em mais de 200 locais da região.

A iniciativa faz parte do Programa Todos em Ação – A Prefeitura mais perto de você, que até a próxima semana levará diversas atividades para a Região Urbana do Imbirussu.

A moradora e comerciante da região, Keila de Souza Feijó, aprovou a iniciativa. “A ação é importante para as pessoas terem conscientização de que devemos cuidar dos animais. No dia a dia a gente não presta atenção, passa correndo na rua e temos que ter cuidado com os animais. Tem animais que a gente não pode ter em casa, que é animal da natureza”, comentou.

A diretora de Planejamento Ambiental da Planurb, Mariana Massud, afirmou que a educação ambiental atua como uma importante ferramenta para a mudança de comportamento, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável a partir de ações, concepções e mudanças de hábito, visando uma relação mais harmoniosa com o planeta.

“Quando a população é ambientalmente educada, temos o indivíduo e a coletividade que constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”, afirmou a diretora.

Educação Ambiental em Campo Grande

De janeiro de 2021 a abril de 2022, a Planurb realizou 268 ações de educação ambiental, abordando temáticas como resíduos sólidos, qualidade da água, queimadas urbanas, fauna silvestre, arborização urbana, energias renováveis, Unidades de Conservação, entre outras. Estas ações foram desenvolvidas em diferentes formatos e para diferentes públicos, abrangendo diversas faixas etárias e setores da população.

Foram realizadas campanhas, palestras e capacitações em ambiente escolar, em sessões de órgãos colegiados, em plataformas virtuais, abordagens diretas à população com entrega de materiais educativos durante eventos, e ainda, a veiculação de materiais digitais como vídeos, o podcast “O que eu tenho a ver com isso” que pode ser acessado nas principais plataformas digitais, atividades lúdicas, folhetos, entre outros.