Troca de lâmpadas por Led melhora a iluminação pública em Campo Grande

Para o prefeito Alcides Bernal essa substituição colocará Campo Grande em destaque no país, modernizando o sistema de iluminação pública e promovendo economia para a população de forma inteligente e duradoura. “As grandes cidades brasileiras já estão promovendo a substituição das lâmpadas por Led. Com esta ação, nossa Capital vai se destacar positivamente, demonstrando que estamos em sintonia com o que há de mais moderno, além de deixarmos a cidade ainda mais bonita e iluminada”, destacou Bernal.
O prefeito lembrou que nos locais onde a substituição aconteceu, a mudança para melhor é perceptível. “Ao passar pela avenida Afonso Pena ou ir a bairros como o Aero Rancho, a população já pode perceber a diferença para melhor na iluminação, que ajuda inclusive na segurança das pessoas. É essa melhoria que desejamos levar a toda a nossa cidade”, pontuou o prefeito.
Do dia 6 ao dia 18 de outubro foram trocadas 4 154 mil lâmpadas de Led. O serviço acabou suspenso pelo TCE (Tribunal de contas do Estado de Mato Grosso do Sul), após pedido do presidente da câmara municipal de Campo Grande, vereador João Rocha.
O Executivo Municipal já respondeu aos questionamentos do TCE e até o momento não recebeu a resposta sobre o retorno do serviço da troca das lâmpadas por Led, que é fundamental para deixar a cidade mais iluminada, segura e moderna.
Economia
As lâmpadas de LED aumentam a intensidade da iluminação e reduzem em pelo menos 50% o consumo de energia. O contrato com a prefeitura prevê a implantação de 22 mil luminárias de 40W, que substituem as de vapor de sódio e as de mercúrio de 70, 125 e 150W, além de 4,5 mil luminárias de 90W, colocadas no lugar das de 250W, e 3,5 mil luminárias de 165W, para substituir as antigas de 360 e 400W.
Enquanto as lâmpadas antigas duram no máximo 16 mil horas, as de LED permanecem em operação por pelo menos 50 mil horas, ou seja, três vezes mais. A estimativa oficial é de que o novo sistema reduza em 50% os custos de manutenção dos pontos onde a nova rede for instalada, proporcionando à prefeitura e, conseqüentemente, ao contribuinte, uma economia de R$ 105 milhões nos próximos 12 anos.
No período em que foi feita a troca de lâmpadas, vários bairros foram contemplados: Aero Rancho Moreninhas, Coophavila e Jardim Noroeste, além dos bairros, avenidas de Campo Grande também receberam a iluminação; na Avenida Afonso Pena 50% dos pontos de luz já receberam as novas luminárias; Avenida Bom Pastor toda a iluminação antiga já foi substituída e a Avenida Eduardo Elias Zahran também iniciou a troca.
De acordo com os estudos da empresa responsável, somente na região do Aero Rancho o consumo de energia será reduzido em aproximadamente 186 kWh. “Para cada kWh eliminado do consumo, deixa de ser emitida uma tonelada de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Imaginem o impacto positivo que a implantação da iluminação de LED trará, também, para a melhoria da qualidade do ar em Campo Grande”, argumenta o engenheiro Bruno Soares.
De acordo com o gerente de iluminação pública do município, Laércio Araújo Chaves, os principais critérios utilizados para definir os locais onde inicialmente estão sendo substituídas as luminárias são a quantidade de habitantes da região e o nível de carência sócio econômica dos moradores. Além disso, o serviço contempla também vias de grande fluxo de veículos como é o caso das Avenidas Afonso Pena, Bom Pastor e Eduardo Elias Zahran, onde as obras já foram iniciadas.