A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal da Juventude, receberá na quinta-feira (10) 11 jovens da cidade de Fortaleza (CE). A ideia é promover um intercâmbio, através do programa Liderança Jovem, realizado pela prefeitura da capital cearense, em parceria com o Instituto Juventude e Inovação e com Instituto Global Attitude.

O programa que já formou diversos jovens líderes de comunidades fortalezenses agora vai compartilhar experiências e gerar impacto social, estabelecer redes de contatos com instituições sociais em cinco capitais: Campo Grande(MS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), e Manaus (AM),  que foram  selecionadas para atuarem em organizações sociais durante 8 semanas.

Ao todo, foram selecionados 66 jovens de 18 a 29 anos para realizarem intercâmbio em 5 capitais. Serão 4 etapas do projeto com curso preparatório abordando temas de direitos humanos, diversidade cultural, étnico-racial e de gênero, intercâmbio social, aplicação dos projetos de intervenção em suas comunidades e um concurso de intervenções sociais que premiará os 20 melhores projetos.

Para a secretária da Juventude, Laura Miranda, o intercâmbio é uma oportunidade de troca de experiências de realidades distintas da juventude do País. “Através desta parceria, poderemos mostrar nossa filosofia de trabalho aos jovens fortalezenses”, explica a secretária.

Instituto Global Attitude

O Instituto Global Attitude é uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos e apartidário, cuja atuação transcende fronteiras regionais e nacionais. Fundado em 2011, o instituto tem como missão conectar pessoas, organizações e governos, inspirando-os a compreender e a transformar o mundo. Atualmente a instituição é referência pelo trabalho desenvolvido com educação inovadora relações internacionais e juventude.

Cronograma

Os 11 jovens que passarão dois meses em Campo Grande, serão divididos em três equipes para atuarem nas instituições:

  • 4 jovens no Instituto Mirim de Campo Grande que é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, que atua e desenvolve suas atividades pautadas pelas Políticas Públicas de Assistência Social e de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente e Políticas do Trabalho e Emprego.
  • 4 jovens na Associação Juliano Varela que tem o objetivo de promover programas para o pleno desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Down, pessoas especiais, usuários com espectro autista, microcefalia e outras deficiências intelectuais.
  • 3 jovens no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas Desde a sua fundação em 4 de fevereiro de 1957 em Campo Grande, o Instituto Sul-mato-grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” – ISMAC, é um espaço onde a pessoa deficiente visual encontra oportunidades favoráveis ao seu desenvolvimento integral