A Central de Cursos para a Inclusão Profissional – localizada no Bairro Moreninha 3 – foi lançada na sexta-feira (29) pela Prefeitura de Campo Grande. A ação tem por objetivo a capacitação profissional dos participantes ou preparo para se tornarem empreendedores. O espaço já conta com 80 alunos e há expectativa de, até o final deste ano, atender 450 pessoas.

No local são oferecidos cursos de: automaquiagem; bateria; cuidador de idosos; barbeiro; inglês; primeiros socorros; designer de sobrancelhas; libras básico, intermediário e avançado; violão; área de computação, sendo digitador, montagem e desmontagem de computadores.

A região das Moreninhas tem registrado abertura de novos negócios, desta forma, empregos serão oferecidos e há uma necessidade de mão de obra qualificada.

“Nós precisamos capacitar essas pessoas a ingressar nos empregos que essas empresas naturalmente vão colocar à disposição. Essa é a razão, e, inclusive, a importância dessa Central de Cursos para Inclusão Profissional. Recebam isso com a importância que efetivamente tem, principalmente para Moreninha. Ainda que seja para toda Campo Grande”, destacou o Secretário Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), Antônio Lacerda.

A jovem Ana Beatriz, de 16 anos, disse que após ter iniciado o curso de bateria, já sentiu efeitos do mesmo no seu dia a dia. “Após a conclusão vou estudar mais a bateria e no futuro posso até ser uma baterista”, disse a jovem.

Ana Beatriz quer se tornar baterista

O objetivo do José Calvo, de 21 anos, que faz o curso de barbeiro, é ter seu próprio negócio, junto com sua família. “Quero montar uma barbearia com a minha esposa, ter uma equipe [de funcionários]. Por isso estou fazendo curso aqui na Central. O professor nos ensina muito bem”, destacou.

Ele pretende abrir uma barbearia após a conclusão do curso

O diretor da Central, Ricardo Lopes, aponta que a pretensão do local é aumentar a mão de obra qualificada.

“Muitas empresas buscam funcionários qualificados. Hoje tenho um sonho realizado, e a certeza que essas empresas que precisam da mão de obra vão alcançar o objetivo”, afirma Lopes.

Serviço

Central de Cursos para Inclusão Profissional

Endereço: Rua Anacá, 694 – Moreninha 3