Aconteceu na manhã desta quinta-feira (26), a culminância da formação continuada para diretores e diretores-adjuntos das 99 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino), do Ensino Fundamental. O encontro ocorreu no Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho), na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Regularmente, os diretores se encontram para formação e o tema trabalhado foi sobre as reflexões e ações referentes à gestão e o compromisso com a educação.

Quem organizou o encontro do mês de outubro foi a equipe da Sugenor (Superintendência de Gestão e Normas), e conforme a superintendente, Clarice Cassol, a formação tem o tema sobre direção escolar na função administradora dos processos pedagógicos e administrativos da escola de Ensino Fundamental. “Na culminância, temos cases de sucesso. A gestão conseguiu mobilizar a comunidade escolar e teve resultados positivos”.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, falou aos diretores sobre os conceitos de liderança. “É preciso ter como principal objetivo servir, se eu quero ser servido, está errado. Toda função de liderança é servir e o maior desafio é potencializar o que cada um tem de bom”.

Diretor da Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco, situada no distrito de Rochedinho, Francisley Galdino, diz que o momento da formação é fundamental para capacitar os diretores. “Quando tem uma unidade de pensamento e quando consegue ouvir os colegas, quando compartilham a vivência deles em outra unidade, a gente consegue nos identificar em outros momentos e em outras situações parecidas. Esse compartilhamento, a capacitação, o momento que paramos para ouvir e nos preparar é importante para melhorar o dia a dia e a comunidade escolar”.

Segundo a diretora da Escola Municipal José Rodrigues Benfica, Aletéia Batistella, a formação faz com que os diretores cresçam. “A formação vem para agregar nossos conhecimentos e fazer com que a gente melhore o trabalho dentro da unidade”.

Quem também participou da formação, foi o diretor da Escola Municipal Imaculada Conceição, Aristides José Bassi, que está no comando da unidade há 11 anos. “As formações são ótimas, pois apresentam as teorias, a troca de experiências e conhecimento, são formações dinâmicas e criativas”.