Com óleo reutilizado, alunos aprendem a fazer sabão no programa Pró-Funcionário
Para ajudar o meio ambiente e ensinar sobre cidadania, alunos do 6º ano da Escola Municipal Elpídio Reis, em Campo Grande, aprenderam no programa Pró-Funcionário, a fazer sabão com óleo de cozinha que seria descartado. A culminância do projeto aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), no Cefor (Centro de Formação Lúdio Martins Coelho), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Segundo a coordenadora pedagógica do programa, Cristiane Aparecida Dias Leal, a ideia da reutilização do óleo de cozinha surgiu do cursista do programa. “É um projeto que foi feito com o programa Pró-Funcionário junto com os alunos da Escola Elpídio Reis. A ideia surgiu do cursista e então, foi desenvolvido com os estudantes”.
São 587 cursistas de todas as 205 unidades escolares, com encontros todos os sábados a cada 15 dias. Cada unidade tem seu projeto, revitalização da biblioteca, do espaço escolar, projeto de captação de água, entre outros.
A cursista do programa, Natalia de Brito Nogueira, monitora de alunos da Elpídio Reis, diz que o projeto foi desenvolvido em quatro meses. “Tivemos a colaboração tanto da escola quanto dos alunos, no recolhimento do óleo, eles levaram para escola e lá, produzimos o sabão. Ensinamos como reaproveitar através de palestras, não jogar no meio ambiente e acho que foi um sucesso”.
Ester de Barros, 11 anos, levou 3 litros de óleo de cozinha reutilizado. “Eu achei legal o projeto, porque a gente reutiliza o óleo que muitas vezes as pessoas jogam na pia e isso vai para os rios. Adorei participar do projeto, foi muito legal”.
Segundo a diretora da unidade escolar, Dilma Aparecida Wider Rezende, o projeto ganhou visibilidade. “O trabalho de vocês é de fundamental importância para a sociedade e ensinar aos alunos como podemos reaproveitar as coisas e ajudar o meio ambiente, é algo que não tem preço”.
Camila Eduarda Silva Cândido, 11 anos, disse que gostou de participar do trabalho. “Falava para todo mundo da sala levar o óleo porque a gente precisa se unir e ajudar a natureza. Eu não sabia que dava para reutilizar o óleo para fazer sabão, aprendi no programa”.