Cirurgiões-dentistas participam de curso de atualização oferecido pela SESAU em parceria com a UFMS

Aproximadamente 160 cirurgiões-dentistas da Rede Municipal de Saúde participaram do curso de atualização de Estomatologia na Prática Clínica: Atualização sobre câncer e doenças infeciosas, oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através da Coordenadoria Geral de Educação em Saúde (CGES), Coordenadoria da Rede de Atenção Odontológica/CRAO/SRAS e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
O curso foi ministrado pela Drª Gabriela Moura Chicrala, graduada em Odontologia pela faculdade de Odontoligia de Bauru da Universidades de São Paulo (USP), Mestre em Estomatologia e Biologia Oral, Doutorado em Estomatologia, Radiologia e Imaginologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru.
Profissional da Rede há 17 anos, a cirurgiã-dentista Juceli Gemeli da Silva Portugal destaca que esse tipo de capacitação contribui para a atualização e aperfeiçoamento profissional e, consequentemente, reflete no atendimento prestado à população.
“O curso é de suma importância no sentido de sensibilizar e capacitar os profissionais a fazerem o diagnóstico precoce e o rastreamento das lesões consideradas de desordens potencialmente malignas. É fundamental também termos o conhecimento sobre a estrutura, o foco no exame físico do paciente de forma mais detalhada”, diz.
Conforme a profissional, a capacitação também proporciona refletir sobre as percepções em relação ao atendimento. “O que chama a atenção também é a importância de não ficarmos focados somente no tratamento dentário e ter outras percepções, a exemplo de como são realizados os tratamentos em radioterapia e quimioterapia e papel do cirurgião-dentista em todo este processo. Acredito que tenha sido de grande valia e esperamos ter outras oportunidades como esta de se atualizar”, complementa.
A Estomatologia é a especialidade da Odontologia que trata das doenças da boca e estruturas anexas. Tem por objetivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das lesões que acometem os tecidos moles e duros da região bucomaxilofacial. A consulta de rotina permite que o especialista detecte e estabeleça o diagnóstico de inúmeras enfermidades localizadas na boca e regiões anexas, ou de doenças sistêmicas que apresentem manifestações bucais. A especialidade atua, também, auxiliando no tratamento dos pacientes em equipes multidisciplinares.
O paciente deve consultar o estomatologista sempre que apresentar qualquer alteração do padrão de normalidade bucal, seja sob a forma de alteração de cor, feridas que não cicatrizam, aumento de volume tecidual e dor, entre outras. Sinais clínicos de doenças inflamatórias, infecciosas, autoimunes, tumores benignos, ou suspeita de câncer podem ser detectados por meio do exame. O câncer de boca, por exemplo, é uma das enfermidades que requerem a avaliação de um especialista. É uma enfermidade que atinge indivíduos no mundo inteiro, sendo considerado uma das prioridades do Ministério da Saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 2020 o Brasil apresentou 15.190 novos casos, com 6.605 portadores evoluindo ao óbito.
Atendimento odontológico
A assistência odontológica do município de Campo Grande é composta, atualmente, por 165 Equipes de Saúde Bucal na Atenção Primária, cinco Centros de Especialidades Odontológicas, três Policlínicas Odontológicas, além de duas Unidades Móveis de Atendimento Odontológico (Odontomóveis) e uma Unidade Móvel de Prevenção em Saúde Bucal, que percorrem a cidade nas escolas da Rede Municipal de Educação para prestar atendimento odontológico aos alunos.
Na atenção especializada, a Sesau oferta cinco centros de especialidades odontológicas e um laboratório de prótese dentária. E, na urgência e emergência, seis unidades de pronto atendimento e quatro Centros Regionais de Saúde (CRSs).