Campo Grande é o Bicho leva serviços do CCZ à população

A Praça Ary Coelho será palco, no próximo sábado (30), da 8ª edição do “Campo Grande é o Bicho”, evento já tradicional nas comemorações de aniversário da Capital. A ação, organizada pela Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ), com início às 8h e oferece uma série de serviços gratuitos voltados à saúde e ao bem-estar animal.
Com foco em educação, prevenção e cuidado, o evento tem como objetivo aproximar a população dos serviços da CCZ e reforçar a importância da saúde única, que envolve a relação entre pessoas, animais e meio ambiente.
“Buscamos facilitar o acesso à população aos serviços ofertados pela coordenadoria, uma vez que entendemos que nem todo mundo consegue levar o seu pet até a sede da CCZ”, comenta a veterinária e coordenadora do serviço Cláudia Macedo.

Entre as atividades propostas, haverá orientações sobre prevenção da raiva e da leishmaniose, doenças que ainda representam desafios para a saúde pública. Também serão realizadas atividades lúdicas e educativas para crianças, testagem rápida para diagnóstico de leishmaniose canina e pré-cadastro para castração gratuita de cães e gatos.
“A castração é um dos principais instrumentos de controle populacional, ajudando a reduzir o número de animais em situação de rua e, consequentemente, a vulnerabilidade às zoonoses. Já a testagem e a vigilância contribuem para o monitoramento de casos suspeitos e prevenção da transmissão da leishmaniose”, complementa a coordenadora.
Além dos serviços, o evento busca despertar a consciência coletiva sobre a responsabilidade no cuidado com os pets e a importância de ações preventivas. Para as equipes da CCZ, envolver a comunidade, especialmente as crianças, é uma forma de multiplicar boas práticas e garantir resultados duradouros na promoção da saúde.