Campanha volta às aulas tem teatro e educação para o trânsito

Com o início das aulas, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) promove a Campanha Voltas às Aulas, em frente às escolas, reforçando a importância do trânsito seguro e respeitoso. A primeira etapa da abordagem educativa começou nesta segunda-feira (30), na Escola Montessori, e prossegue em fevereiro em escolas municipais, estaduais e particulares no período da manhã e da tarde.
A ação, que contará com o apoio da Guarda Civil Municipal e BpTran (Batalhão de Policiamento do Trânsito) terá uma abordagem educativa e criativa com teatro para chamar a atenção de pais e alunos.
A campanha abrange os principais colégios particulares e públicos na região central da cidade e em bairros onde há grande fluxo de carros e pedestres. As equipes do setor de educação da Agetran vão orientar os pais para ações simples, mas fundamentais para a segurança: não utilizar a fila dupla, reduzir a velocidade na área de escolas, a travessia correta na faixa de pedestre e o uso de equipamento de segurança para transportar crianças, com uso de capacete, cadeirinha e cinto de segurança.
Enquanto isso, os agentes de trânsito, guardas municipais e equipes da Bptran (Batalhão de Policiamento de Trânsito) ficam responsáveis pelo ordenamento da via e orientações de segurança. De acordo com Ivanise Rotta, do setor de Educação para o Trânsito da Agetran, a Campanha Volta às Aulas será, ainda, um alerta para todos os envolvidos no trânsito, sejam eles pedestres, ciclistas ou condutores de veículos. Ela tem a intenção de orientar para que pratiquem atitudes corretas, principalmente, nas portas das escolas, em horários de entrada e saída dos alunos.
“O que queremos destacar é a necessidade da consciência de todas as pessoas que transitam num mesmo local onde gera conflito, maus entendidos e estresse desnecessários. É importante todos serem sensíveis ao fato de que o trânsito é um espaço coletivo e que existem regras”, argumenta.
Ivanise completa que a intenção é despertar a consciência dos pais para o perigo de acidentes com seus filhos e outros alunos. “Não podemos supor que o meu problema e a minha pressa seja mais importante que a do outro. Resolveremos grande parte do conflito a partir do momento que a minha consciência me faça cumprir as regras que existem para que o trânsito funcione organizado e harmônico” completou. Os locais das escolas que ocorrerão as blitze educativas são planejados de acordo com os dados obtidos pelo SICAT (Sistema Integrado de Acidentes de Trânsito) desenvolvido pelo Programa Vida no Trânsito.