Ao dar posse a conselheiros, prefeito garante que decisões na Cultura serão conjuntas

Com mandato de dois anos, os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) tomaram posse nesta quinta-feira (13), durante ato no gabinete da Esplanada. Criado em 1993, por meio da Lei nº 3017 de 1º de dezembro, a entidade atua como órgão colegiado, destinado a garantir o pleno exercício dos atores culturais e acesso do cidadão às fontes de cultura.
Vinculado à Secretaria Municipal da Cultura e Turismo (Sectur), o conselho é composto de 14 conselheiros titulares e respectivos suplentes. Ao dar posse a seus membros, o prefeito Marquinhos Trad se comprometeu a executar as políticas do setor, sempre em consenso com a entidade.
“Temos um objetivo em comum que é garantir a todo cidadão o acesso pleno à cultura. Tocaremos os projetos com vocês. Vocês irão nos pautar sobre as ações para o segmento, já que são quem entendem o que é melhor. Já demos um passo importante, quando transformamos a fundação em secretaria, tirando a cultura do papel de coadjuvante para que ela assuma o papel principal”, destacou o prefeito.
O presidente do Fórum de Cultura de Campo Grande, Vitor Samudio, fez uso da palavra para transmitir a expectativa do segmento com a nova gestão da Capital.
“Sabemos como a cultura foi tratada nos últimos anos e acredito que essa nova gestão terá uma tarefa maior, que vai além de executar um bom trabalho, mas precisará entender esse desgaste sofrido na cultura para nos ajudar a superar tudo isso. Essa gestão está apenas no início, mas pelo menos um bom passo já demos, que é o diálogo, fundamental para a evolução do setor”, ponderou Samudio.
O Conselho Municipal de Cultura tem a função de apoiar as promoções e as manifestações culturais de Campo Grande; promover a defesa, conservação e a valorização do patrimônio e acervo cultural do Município; aprovar projetos e programas culturais para os fins, de acesso ao Fundo Municipal para o Desenvolvimento de Atividades Culturais de Campo Grande.
A entidade tem ainda a atribuição de emitir parecer em processo de tombamento de patrimônio histórico e cultural do Município; promover fóruns, debates, estudos e seminários sobre temas ligados à área cultural e participar da elaboração da proposta orçamentária destinada à execução da política cultural.
O conselho fará a troca da diretoria na próxima reunião, agendada para o dia 9 de agosto, no auditório do Planurb. O presidente em exercício, Eduardo de Souza Neto, que será substituído pela titular da Sectur, explica que o órgão tem participação efetiva nas tomadas de decisões do Executivo. “Somos um órgão consultivo que participa ativamente das discussões, principalmente do orçamento do município para a elaboração das políticas do setor. Tenho convicção de que vamos colher muitos frutos daqui pra frente”, disse ele.
Nilde Brun espera uma parceria produtiva da prefeitura e todo o segmento envolvido na cultura. “Estamos construindo um novo olhar e direcionamento das políticas sociais da cidade. Nossa equipe da Secretaria de Cultura se reúne toda semana para discutir e afinar as ações, sempre pautados no fato histórico mais recente que o segmento da cultura viveu, que não foi fácil. Com isso, herdamos o direito de não errar. E, para acertar, só existe uma fórmula: o diálogo. Assim, conseguiremos minimizar significativamente os erros cometidos nos últimos anos”, ressaltou a secretária de Cultura.
Confira quem são os membros que tomaram posse:
Representantes de Entidades Não-Governamentais
1-Fórum Municipal de Cultura
Titular: Aline Sesti Cerutti
Suplente: Leize Demétrio da Silva
2-Fórum Municipal de Cultura
Titular: Eduardo de Souza Neto
Suplente: Elias Borges de Campos
3-Fórum Municipal de Cultura
Titular: Apres Gomes Neto
Suplente: Mariana Arnet de Souza
4-Fórum Municipal de Cultura
Titular: Rose Aparecida Borges
Suplente: Juliana de Oliveira Sampaio
5- Fórum Municipal de Cultura
Titular: Ângelo Marcos Vieira de Arruda
Suplente: Perla Yassura Braga Larsen
6-Fórum Municipal de Cultura
Titular: Glaucia Vieira Pires de Oliveira
Suplente: Ana Claudia Salomão da Silva
7-Fórum Municipal de Cultura
Titular: Marília de Almeida Silva
Suplente: Suzana Nazaret Dolabani Leite
Representantes de Órgão Governamental
1-Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Sectur
Titular: Nilde Clara de Souza Benites Brun
Suplente: Laura Marina Ferreira Souza de Miranda
2-Área de Artes Cênicas – Sectur
Titular: Renata Vilverti Leoni
Suplente: Maria Helena Altounian Belalian
3-Área de Patrimônio Cultural – Sectur
Titular: Lenilde da Silva Ramos
Suplente: Joelma Fernandes Arguelho
4-Área de Literatura e História – Sectur
Titular: Juliane Ferreira Salvadori
Suplente: Maria Auxiliadora Martins Costa Rosa
5-Área de Música Regional – Sectur
Titular: Evânio Vargas Padilha
Suplente: Jardel Vinicius Tartari
6-Secretaria Municipal de Educação – Semed
Titular: Rafael Bendô da Silva
Suplente: Marcos Borges dos Santos
7-Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento – Sefin
Titular: Sanderson Hilgert
Suplente: Rita Nogueira Flávio Delgado