Alunos de ceinf conhecem o Brasil com atividades lúdicas do projeto Meu Brasil Brasileiro

Conhecer os símbolos nacionais, as lendas, costumes e folclores é a proposta do projeto “Meu Brasil Brasileiro de Norte a Sul”, desenvolvido pela coordenadora pedagógica Nádia Menezes, em conjunto com professoras do Centro de Educação Infantil Cleomar Baptista dos Santos, no bairro Alves Pereira. A atividade, que teve início no final de março e acontece até junho, apresenta histórias e peculiaridades das regiões brasileiras a 150 alunos do ceinf.
“O projeto é todo voltado para o lúdico porque dessa forma eles aprendem e fixam melhor o que passamos”, explica Nádia.
Além das brincadeiras, as professoras também estão organizando passeios a pontos turísticos de Campo Grande para apresentar aos alunos a cultura sul-mato-grossense.
A atividade consiste em um city-tour pela cidade, onde as crianças passam de ônibus por diversos pontos, como a Morada dos Baís, o Mercadão e toda a região central, com paradas estratégicas. Durante as visitas, as professoras aproveitarão para contar um pouco da história da Capital e falar sobre os personagens que ajudaram em sua formação.
O passeio não poderia terminar de maneira melhor: um pic- nic no Parque das Nações Indígenas, onde os alunos fazem caminhadas e desfrutam dos brinquedos do local. “A gente vê que eles estão aprendendo porque já reconhecem diversos elementos que vimos no caminho, como a bandeira do Brasil e de Campo Grande”, ressaltou.
Quem observa as crianças durante o passeio pode comprovar o aprendizado. No Parque das Nações, por exemplo, antes mesmo de ver os animais que habitam o local, elas já chegaram afiadas, conhecendo os hábitos das espécies que habitam o espaço.
Para deixar as aulas sobre as demais regiões do país tão atrativas quanto o city tour em Campo Grande, as professoras estão organizando apresentações de danças típicas, além de levar ao ceinf, elementos que caracterizam as demais capitais e até algumas cidades de outros estados. “Até conchas do mar estão fazendo parte das aulas”, explica.
Nádia destaca que a proposta é despertar nas crianças a curiosidade e o encanto em conhecer um pouco sobre as regiões do Brasil. “O resultado desse trabalho vai culminar com uma exposição no final do semestre, com a participação da comunidade escolar”, concluiu Nádia.