Uma manhã de confraternização e com troca de experiências entres os alunos do 5º ano da Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz, localizada no Cidade Morena. Assim foi a realização da 4ª colheita de mais uma horta comunitária do Projeto Educação Sustentável, que aconteceu nesta quinta-feira (19), ação promovida pela Prefeitura de Campo Grande como parte do Projeto FAC Sustentável nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme).

“Iniciamos esse projeto em março, com o objetivo de transformar 20 escolas da Reme em modelo de desenvolvimento sustentável, onde promovemos um laboratório vivo de práticas didáticas, com conteúdo e conceitos sobre meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável, por meio das hortas comunitárias. E esse momento de colheita é muito importante, pois encerra a fase vegetativa da planta até o destino final, que é a residência do consumidor, que no caso, é a própria casa dos alunos”, explica Adir Diniz, coordenadora do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade).

O Projeto Educação Sustentável consiste na implantação de uma horta agroecológica na escola, a fim de garantir um desempenho significativo na luta contra a insegurança alimentar e mudanças climáticas. A meta é alcançar 20 hortas da rede municipal até o final do ano.  Todo insumo necessário desde o início do plantio até o estágio final foi doado pela prefeitura. Para o diretor da escola, Ronaldo Francisco Pajeu, o projeto trabalha com a interdisciplinaridade dentro da comunidade escolar.

“Durante todo o processo de cultivo da horta, os alunos saem da teoria e vão para a prática dentro da própria escola e voltado a um trabalho interdisciplinar, com várias disciplinas em torno do projeto que é vinculado ao nosso laboratório de ciências, onde estão todas as modalidades como biologia, geografia, matemática e até mesmo a educação física, onde eles aprender sobre alimentação saudável”, aponta o diretor.

A professora Nathalia Pestana Silva explica que é feito um cronograma ao longo do ano, onde é programado para que todos os alunos, do 1º ao 9º ano, dos dois turnos da escola, trabalhem com a horta na prática, como os cuidados com o solo, com a natureza e com a saúde. “Nós trazemos os alunos para acompanhar desde o plantio, manutenção da horta, a retirada de ervas daninhas, adubação, revirada da terra, até chegar o dia da colheita, quando eles levam os kits das hortaliças para suas casas”.

Para Ana Beatriz, de 10 anos, todo o processo das aulas a ajudaram a rever seus hábitos com relação a alimentação saudável e de qualidade. “Eu aprendi muitas coisas, mas a que mais gostei é de como é bom se alimentar bem. Eu não pensava antes nisso e como verduras e legumes são a base disso tudo. E hoje acho todas elas muito mais saborosas, ainda mais sabendo que estou levando para minha casa, as verduras que eu mesma cultivei. Estou muito orgulhosa”.

“O que mais gostei foi de aprender a plantar, de fazer os buraquinhos, escolher as mudas e depois cuidar para crescerem, longe de matos e ervas daninhas que podiam prejudicá-las. É incrível como elas crescem rápido e como é legal saber que depois vão parar em nossos pratos. É uma experiência de verdade, de produzir seu próprio alimento e com qualidade”, disse Rebeca Silva Martins, 11 anos.

Já para Sofia Fernandes Silva, 10 anos, a prática com a horta a ajudou a identificar a diferença entre as hortaliças, como a alface e o coentro. “Além de aprender a cultivar uma horta, eu entendi que algumas hortaliças servem para comer diretamente como salada, como a alface, diferente do coentro, que também pode ser consumido como salada, mas serve também como um ótimo tempero para carne de peixe. Minha mãe adora”.