O 2º Mutirão de atendimento às Associações Comunitárias, “Todos Juntos pelo Comunitário”, realizado nesta quinta-feira (17), atendeu mais de 200 Associações durante toda a manhã na sede da Subsecretária de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc). A iniciativa faz parte do calendário de comemoração aos 124 anos de Campo Grande.

De acordo com a Suasc, o objetivo do evento é auxiliar as lideranças na regularização das documentações essenciais para o funcionamento das associações.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância das lideranças comunitárias na gestão. “A gente entende que vocês que são porta-voz da necessidade do povo, dos bairros, do que realmente é importante e necessário e por isso temos criado cada vez mais ações que nos aproximem, como o mutirão, o Café com os Conselheiros e Todos em Ação que teremos neste final de semana”, pontua.

No local, as salas foram divididas entre orientação para o planejamento e elaboração de projetos sociais – Coordenadoria de Planejamento da SUASC; orientação para a abertura, alteração e baixa de CNPJ; consulta da situação do CNPJ (se ativo ou inativo) para as Associações que já possuem; orientação sobre licenças, tais como o Alvará dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária; orientação sobre a inatividade nos casos em que não houve movimentação financeira ou patrimonial orientação básica sobre documentações necessárias para participação de Editais das Emendas Municipais, estaduais ou federais; negociação de débitos na conta de energia elétrica; negociação de débitos na conta de água; orientações jurídicas com a Faculdade PRIME, o evento contou ainda com um balcão de empregos  e vacinação de Gripe.

Ana Faustino, que é presidente do Clube de Mães do bairro Nova Lima, conta sua experiência após passar pelo atendimento jurídico da Faculdade e da regularização da conta de água. “A princípio eu vim para regularizar o CNPJ da minha entidade, mas aproveitei para passar nas outras salas e regularizar as outras situações e ainda assistir essa palestra maravilhosa”, conta.

Além do mutirão de atendimento, em alusão ao Agosto Lilás, aconteceu também a palestra “Mulheres Comunitárias, não se calem. Pelo fim da violência”, com o objetivo de apoiar a Campanha.

Participam da palestra a Delegada de Polícia Karen Viana de Queiroz da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a Tenente Coronel Letícia Raquel Lopes Ramos, Diretora da Polícia Comunitária e Direitos Humanos do Comando Geral da Polícia Militar do Estado e a neurocientista Andréia Souza Coordenadora de Palestra do Grupo Amor.

Francisca Lourenço Paixão, presidente da Associação Instituto de Apoio às Famílias do Jardim São Conrado, ressalta a importância de ações como estas para as lideranças. “Eu preciso regularizar vários documentos da minha Associação pois refiz meu estatuto e pedi ajuda ao secretário que me orientou vir até aqui onde fui muito bem atendida e tive todas minhas demandas resolvidas. É disso que precisamos, um lugar onde conseguimos concentrar e resolver nossos problemas de uma vez”.

Durante o evento o pernambucano e líder comunitário da Homex, Janilton Saraiva, conhecido como Jajá, conseguiu realizar seu sonho criação da primeira Associação dos Nordestinos e Amigos. “30 anos de espera, me prometeram e nunca cumpriram, mas essa mulher me prometeu e hoje está cumprindo, hoje sou presidente da Associação de Nordestinos e amigos de Campo Grande, quero trazer nossa cultura e fortalecer cada dia mais aqui na Capital” disse ele emocionado ao receber as documentações regularizadas.

“A associação contribui para o crescimento da nossa cidade, para acelerar a economia e agregar nossa cultura. Ficamos muito felizes em ser criada na nossa gestão”, conclui Adriane.

O evento contou com a presença de mais de 200 lideranças comunitárias e cerca de 400 pessoas passaram pela sede da Suasc localizada no Edifício Marrackech.