Para encerrar as atividades deste ano, ao som de muitos ritmos, emoção e coreografias sincronizadas, alunas da oficina de Ginástica Rítmica, realizaram no último sábado (3) uma apresentação aos pais e responsáveis no Parque Jacques da Luz, na Moreninha III. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes esteve no evento e acompanhou as apresentações ao lado dos familiares das crianças. 

A oficina promovida por meio do Programa Movimenta Campo Grande, da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), tem por objetivo proporcionar a iniciação esportiva e inclusão social. 

“Desse projeto eu só ouvi elogios. Sentei ao lado de algumas mães, que contaram várias histórias de como essa oficina transformou a vida das crianças e das famílias. Fico muito feliz quando ouço isso, porque esse é objetivo, além de oportunizar a inclusão de nossas crianças. É um trabalho de muita dedicação”, disse a Chefe do Executivo Municipal, Adriane Lopes. 

O projeto de Ginástica é realizado há 12 anos no Parque e atende a comunidade local. O trabalho começa com a iniciação e vai até o rendimento, com a possibilidade das alunas participarem de campeonatos, tanto municipal e estadual, quanto nacional. 

A cozinheira Daiane da Silva dos Santos acompanhou a apresentação de suas filhas. Ela conta emocionada que o projeto transformou a vida de sua filha, Allice da Silva, que tem autismo nível 1. “Ela participa desde os quatro anos de idade, além de também fazer balé. Ela era muito tímida, não conversava com ninguém. Depois que começou a participar, foi desenvolvendo a fala e a coordenação motora”, comemorou. 

Dalila Nantes, professora da oficina e mãe de duas alunas, pontuou que é muito gratificante ver a evolução das filhas na atividade. “Elas participam desde pequenas, a minha filha mais velha treina desde os seis anos, e hoje ela tem 15 anos, já a caçula desde os quatro anos. É muito bacana, porque hoje elas estão participando de vários campeonatos”, comentou. “Eu gosto muito de participar, é muito legal. Essa apresentação é bacana porque traz mais reconhecimento”, acrescentou a filha mais velha, Eduarda Nantes.

Adenizia Julião, coordenadora da ação, pontua que é muito emocionante participar de iniciativas como essa. “É uma grande realização. Idealizei desde o início aqui na região das Moreninhas. Nosso sentimento de contribuir para com a sociedade, para as meninas, é algo de futuro, algo que pode se tornar a profissão delas. Ajudamos para que elas possam sonhar. Hoje as meninas viajam pelo Brasil competindo, representando a nossa Capital”, acrescentou. 

Para o diretor-presidente da Funesp, Odair Serrano essa apresentação de encerramento é uma oportunidade dos familiares acompanharem o trabalho desenvolvido e a dedicação das crianças. “O festival é uma festa linda. Todos os professores fizeram um belíssimo trabalho. Temos um carinho enorme por esse projeto. Aqui está o resultado de um grande trabalho apresentado pela equipe da Funesp”, finalizou. 

Os atletas ainda receberam 156 certificados de participação na atividade. 

O Parque Jacques da Luz conta com 45 hectares de expansão, complexo esportivo coberto com duas quadras de futsal, basquete e vôlei, palco para apresentações, banheiros, academia ao ar livre, salas de ballet e judô e administração. Área Esportiva descoberta conta com campos de futebol, quadras de futsal, quadras de vôlei de areia, pista de caminhada com 2,4 mil metros, além do estádio.

Serviço

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13h às 17h. As inscrições para as aulas já estão abertas para próximo ano. O interessado deve entrar em contato com a secretaria do Parque através do telefone: (67) 3314-3971, deixar o nome e telefone.