Com foco no aprimoramento e no aperfeiçoamento do atendimento ao usuário, a Gerência de Gestão da Escola do SUAS da Secretaria de Assistência Social (SAS) do município, fechou o primeiro semestre deste ano capacitando 1.235 servidores por meio de 62 atividades. Ações inéditas, como o curso de Regulação, Guarda e Adoção, realizado em março, atendeu uma demanda antiga de coordenadores, técnicos e profissionais de Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselhos Tutelares e unidades de acolhimento da SAS.

De acordo com a gerente de Gestão da Escola do SUAS, Simone Gomes Martins Vieira, a capacitação permanente dos profissionais do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) é fundamental, pois permite aos servidores estarem sempre atualizados. “A assistência social é um campo em constante evolução devido a mudanças nas políticas públicas, abordagens e necessidades da população atendida, por isso procuramos contemplar todas as categorias de profissionais, pois sabemos que isso reflete no atendimento ao usuário, que se torna cada vez mais qualificado”, frisou.

Um dos exemplos de curso, que atendeu a uma demanda antiga dos servidores, foi o de Regulação, Guarda e Adoção. O objetivo foi esclarecer os servidores sobre temas e situações relacionadas a guarda de menores de idade, já que é comum nas unidades, usuários apresentarem esse tipo de dúvida.

Ministrado por advogados da SAS, o curso teve uma procura expressiva e, com isso, já existe demanda para o segundo semestre.

Outra categoria que ganhou um curso repaginado e a oportunidade de reciclar os conhecimentos, é a dos motoristas que atendem as unidades da SAS. Realizado em parceria com a Agência Municipal de Transporte (Agetran), o curso de Direção Cidadã acontece aos sábados e reúne profissionais especialistas em trânsito, veículos e da política de Assistência Social, que estão ministrando conteúdos sobre Legislação Municipal para Condutores de Veículos, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, ética e relações com o usuário.

Já os servidores que atuam como entrevistadores no Cadastro Único, recebem atualizações contínuas, que abordam desde a condução correta do atendimento até mudanças pontuais nas regras do Programa Bolsa Família. As oficinas permanentes são importantes nessa área, já que o programa do Governo Federal é responsável por grande parte das demandas recebidas na Central do Cadastro Único da SAS, que em média atende pelo menos 1,3 mil usuários por mês.

“O acompanhamento constante das equipes garante uma oferta de suporte, que faz com que as equipes se sintam seguras para oferecer as informações”, disse a gerente do Cadastro Único, Viviane Brandão.

Eficácia e Inclusão

Além do aprimoramento técnico, as capacitações também visam a segurança dos servidores, por isso foi realizado no início deste mês, com o apoio do Corpo de Bombeiros, um curso para brigadistas, que reuniu 100 servidores no Cras Noroeste, que tiveram aulas teóricas e práticas sobre o manejo correto de extintores de incêndio.

“Os cursos de capacitação permitem que os profissionais se mantenham atualizados com as últimas práticas e teorias, dessa forma eles podem oferecer um serviço mais eficaz e pertinente”, pontuou a superintendente de Gestão do SUAS, Marcilene Rodrigues

Para garantir a inclusão de todos os servidores nos cursos e capacitações, um profissional intérprete de Libras acompanha as ações traduzindo o conteúdo. Segundo a gerente Simone Vieira, a Escola do SUAS da SAS conta com uma profissional que já está preparando a sequência do curso de Libras para capacitar os servidores, contribuindo com a interação entre os próprios funcionários da unidade e facilitando o atendimento ao público.

Para o secretário de Assistência Social de Campo Grande, José Mário Antunes, ouvir as demandas dos servidores garante a elaboração e a oferta de cursos que, de fato, atendem às necessidades dos setores, o que reflete no atendimento ao público. “As capacitações são sempre enriquecedoras porque são ministradas por profissionais experientes, que conhecem a realidade da Assistência Social e as demandas da população. São oportunidades para que o profissional aprimore seu conhecimento na sua área de atuação, desenvolvendo com mais propriedade suas atividades”, concluiu.