Para ter um trânsito mais seguro a educação começa na idade de formação das crianças. Com este objetivo o Departamento de Educação para o Trânsito, da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e mais a equipe do Clube do Setinha desenvolveu, na manhã desta quinta-feira (22), no Centro de Educação Infantil Pascoala Vera Rios, do bairro Iracy Coelho, atividades lúdica para o trânsito.

O Ceinf do bairro Iracy Coelho conta com 245 matriculados e atende crianças de nove meses até seis anos de idade.

A diretora do Ceinf Pascoala Vera Rios, Rosângela Brito disse que as crianças devem receber noções para o trânsito já nos primeiros anos de vida. “Este trabalho da equipe do Setinha reforça o que ensinamos para as crianças. Apesar da pouca idade eles sabem orientar os pais sobre algumas situações no trânsito, como por exemplo, a utilização do cinto de segurança e respeitar os sinais”, completa a diretora.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran, Elídio Pinheiro para receber a equipe do Setinha nas Escolas e Ceinf, os diretores devem procurar o Departamento de Educação para o Trânsito e agendar as palestras e apresentações. “Nesta semana do trânsito estamos reforçando as atividades de educação para o trânsito nas Escolas e Ceinfs. O ano todo nós levamos educação sobre o trânsito para todos os estudantes. Esta é uma ação permanente por parte da Agetran”, reforçou.

Entre as ações permanentes da Agetran estão as palestras nas escolas para jovens e adolescentes da Rede Municipal de Ensino (Reme), palestras para os motoristas das empresas e as apresentações teatrais do clube do Setinha.

Clube do Setinha

O “Clube do Setinha”, que tem como missão fazer com que o público infanto juvenil desde já desenvolva uma nova atitude no trânsito, por meio de comportamentos seguros, responsáveis e solidários nas vias públicas. O “Clube do Setinha” é levado em eventos diversos de acordo com cronograma feito pela Divisão de Educação para o Trânsito da Agetran. O personagem “Setinha”é um boneco com formato de uma placa de regulamentação que foi criado em 1992, com objetivo de despertar nas crianças conceitos de segurança e cidadania no trânsito.