Iniciada na sexta-feira (26), a edição comemorativa de 30 anos do Rally dos Sertões – oficializada como a maior competição do mundo – chega hoje (29) em sua terceira etapa, e os competidores terminam o percurso do dia na capital sul-mato-grossense, considerada o portal de entrada do Pantanal. A recepção dos pilotos na Vila dos Sertões começou às 17 horas, com entrada gratuita para os fãs da categoria, no Autódromo Internacional Orlando Moura. 

Por conta de uma das alvoradas mais bonitas do Brasil na ponte sobre o Rio Paraná, que conecta os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a etapa foi batizada de “Formoso Céu”. Ela marca a transição da região Sudeste para a Centro-Oeste, a segunda das cinco por onde o rally passa. O roteiro tem saída na cidade de Presidente Prudente (SP) e inclui deslocamento inicial de 135 km, outros 307 km de trecho especial e mais 344 km de deslocamento final, totalizando 786 km percorridos. 

Após o fim da etapa, o evento migra para a Vila do Sertões, que foi montada no autódromo de Campo Grande, com apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). A visitação foi liberada durante todo o dia. O local conta com praça de alimentação, áreas de ativação dos patrocinadores, venda de produtos licenciados na loja oficial, tendas de cultura e turismo e a presença das equipes de competição. 

Também nesta sexta-feira acontece a premiação do concurso de gastronomia Sabores dos Sertões, que promove a culinária local e temperos regionais das cidades dentro do roteiro, e a cantora Juci Ibanez leva muito samba e MPB para os presentes com um show especial. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, falou sobre a inclusão da Capital no rally. “É muito importante para o nosso setor de turismo que Campo Grande recebe eventos desse porte, com reconhecimento mundial. E mais ainda para nós é poder agregar com um pouco da arte e cultura local, para que os visitantes possam descobrir o que a Cidade Morena tem de melhor”. 

Serviço 

O Autódromo Internacional Orlando Moura fica localizado na BR-262, quilômetro 12, na saída para Três Lagoas. A Vila dos Sertões está aberta desde às 7h desta segunda-feira e permanecerá aberta ao público, com entrada grátis, até o seu encerramento. 

Sobre a competição 

Em uma edição histórica, a prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também homenageia o Bicentenário da Independência. O evento foi oficializado em 2022 como o maior rally do mundo em trechos cronometrados. O percurso total tem 7.202 km, dos quais 4.378 km de trechos cronometrados.  

Com um roteiro de 15 dias, os pilotos vão cruzar as cinco regiões do País, oito estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA – e 14 cidades.  Tanto a largada quanto a chegada acontecem em locais inéditos: Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, abre a competição; e mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA).  

O Sertões é muito mais do que um rally. É uma prova que tem o Brasil como pano de fundo. Leva medicina de qualidade para a população carente das cidades por onde passa, através da startup social SAS Brasil, e movimenta a economia das cidades por onde passa. Promove a gastronomia local com o concurso Sabores do Sertões; oferece capacitação para os pequenos empreendedores locais, em parceria com o Sebrae; engaja as escolas da rede pública através da realização do Concurso de Redação e Arte; e promove o Brasil através de Expedições de Turismo, que acontecem o ano todo.