A Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), emitiu um alerta reforçando a orientação para que as pessoas não deixem de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Nesta terça-feira, dia 22 de junho, o município irá abrir calendário exclusivo para a aplicação da dose de reforço de CoronaVac/Sinovac e da Oxford-Astrazeneca.

A aplicação da segunda dose da CoronaVac chegou a ficar em atraso devido a interrupção no fornecimento por parte do Ministério da Saúde, mas vem sendo retomada de maneira gradativa. Já em relação à AstraZeneca, o município optou por fazer o adiantamento do calendário para 60 dias a fim de ampliar a cobertura vacinal.

Mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem procurar um para a segunda dose, conforme orientação do  Ministério da Saúde.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, destaca que a  segunda dose é importante para conseguir a eficácia desejada.

“Muitas pessoas estão adotando um conceito errado de que apenas uma dose basta para garantir uma imunidade parcial, mas isso não é verdade. No caso destas vacinas que estão sendo utilizadas hoje no Brasil (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer), existe a necessidade de se tomar duas doses. A pessoa que está dentro do período recomendado deve procurar o local mais próximo para completar o chamado esquema vacinal”, disse.

A estimativa da Sesau é completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose. O município trabalha com desenvolvimento de uma ferramenta para envio de uma mensagem de alerta para quem está no período de se vacinar.