Campanha contra a Violência Sexual Infantil levou informações de forma lúdica à população
A Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, denominada nacionalmente como “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, teve resultados positivos em Campo Grande. Realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Sectur, Funesp, Conselhos Tutelares Sul e Centro, Cruz Vermelha, ONG Projeto Som e Vida, CIA. de Teatro Coletivo de Usina e o artista performático Márcio – O Palhaço Escovado, a campanha levou informações de forma lúdica e interativa às crianças e aos adolescentes de 6 a 17 anos.
Para Jackeline de Paula, coordenadora do AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, a ação foi um sucesso por ter deixado seu recado.
“A iniciativa conseguiu atingir o coração das crianças. Vimos que elas saíram de lá com conhecimento. Nós tivemos a convicção de que estamos criando crianças empoderadas. Por intermédio dessa ação, pudemos perceber que conseguimos transmitir a mensagem por meio da música, não somente para produzir conhecimento, porque sabemos que elas irão transmitir as informações. Percebemos que as crianças atendidas são carentes de cultura e o quanto são importantes esses momentos. Elas ficaram com olhos vidrados em tudo o que acontecia. Foi incrível!”, disse entusiasmada.
Na semana de 14 a 18 de maio de 2018, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), com fundamento nas ações implementadas pelo Programa AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, distribuiu 5 mil panfletos, 20 mil lixeiras de carro, 400 mudas, 300 chaveiros e 100 canetas alertando sobre o tema.
“É inestimável o número de pessoas alcançadas. Sabemos que a informação será multiplicada. Foi uma campanha linda, com a parceria de diversas secretarias.”, disse o secretário de Assistência Social, José Mário Antunes.
A Funesp participou do evento oferecendo aulas de ritmos e zumba; a Sectur contou com a presença de Edy e David Cardoso que interagiram com as crianças por meio de jogos, teatro direcionado, entretenimento, brincadeiras alusivas ao tema e musicalização.
As ações desenvolvidas pelos profissionais dos Conselhos Tutelares Sul e Centro trouxeram roda de conversa, jogos quiz (perguntas e respostas) e cine-pipoca como forma de orientação.
A Cruz Vermelha realizou roda de conversa, cine-pipoca, musicalização, gincanas com desenhos, cantigas e dinâmicas.
A Cia. de Teatro Coletivo e o contador de histórias Márcio – O Palhaço Escovado, trabalharam histórias alusivas à data, com boneco fantoche e brincadeiras associadas ao tema envolvendo as crianças.
A Ong Projeto Som e Vida realizou apresentações musicais com a banda de crianças, orquestra e balé, além da apresentação da música-tema da campanha: ‘O seu corpo é um tesourinho’ (autor desconhecido).
A Semadur doou mudas de árvores frutíferas e ainda das espécies: ipê, jacarandá, bauhinia e dama-da-noite.
No dia de encerramento da campanha, ao som da banda de percussão Curumim Pé de Ouro da Comunidade Negra São João Batista, a equipe técnica da Proteção Social Especial de Média Complexidade realizou uma ação na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho, onde foram distribuídos materiais informativos/educativos alusivos à campanha, além de mudas de espécies vegetais que simbolizam a vida.

