Os adolescentes trabalhadores vinculados no Programa de Aprendizagem Profissional e no Programa Socioassistencial de Inclusão Profissional do Instituto Mirim de Campo Grande – IMCG participaram nesta terça-feira (24) de uma solenidade em comemoração ao Dia Internacional do Jovem Trabalhador, celebrado anualmente em 24 de abril para ressaltar a importância desse público no mercado de trabalho mundial.

vale essaO ato, que contou com a participação do prefeito Marquinhos Trad e da presidente do Conselho Gestor do Fundo de Apoio à Comunidade – FAC e primeira-dama, Tatiana Trad, serviu também para o lançamento do projeto Aprendiz Tradutor e Intérprete de Libras.

Na busca de agregar valor na formação dos futuros profissionais, o projeto “Aprendiz Tradutor e Intérprete de Libras” atenderá os adolescentes inscritos nos cursos de Auxiliar em Gestão Empresarial e Assistente em Serviços Administrativos, do Programa de Aprendizagem Profissional.

Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e auxilio financeiro do Fundo Municipal da Infância e da Adolescência – FMIA, o objetivo do projeto é a formação profissional com foco na inclusão social, onde os aprendizes que trabalham vinculados ao Instituto Mirim terão diferencial competitivo em seu currículo por meio do desenvolvimento de habilidades. O projeto será realizado como atividade complementar e constará na certificação dos aprendizes ao término dos cursos.

A diretora-executiva do IMCG, Claudia Penteado, explica que o evento teve como principal objetivo ressaltar a valorização do adolescente no mercado de trabalho, em um momento de confraternização preparada especialmente para eles. “Neste dia também entregamos os novos uniformes para os 31195536_1818083971589417_4142745799534575616_nadolescentes que já estão inseridos no mercado de trabalho como Mirins Trabalhadores e Aprendizes. Para eles, usar o uniforme do Instituto Mirim representa uma oportunidade de emprego e geração de renda, viabilizada por uma instituição que agrega valor na formação social e profissional dos jovens”, justifica.

Os uniformes receberam um novo layout, no qual foram inseridas as cores originais da entidade, em tons azul e branco. Atualmente, 926 adolescentes estão no mercado de trabalho e outros 427 participaram do curso semestral na entidade.

Tatiana Trad fez questão de deixar uma mensagem de incentivo para os jovens presentes a cerimônia. “Desejo a vocês, jovens trabalhadores e jovens aprendizes, muito sucesso nesta caminhada. Sabemos do esforço e da dedicação de cada um. A mensagem que quero deixar é para que vocês já se considerem vencedores e campeões. Cada um de vocês é responsável por contar sua própria história, então, cabe a cada um acordar todos os dias e se perguntar qual é essa história que você deseja escrever para a sua vida. Juntamente com toda a equipe do Instituto Mirim – que trabalham incansavelmente comprometida para oferecer o melhor aos jovens de nossa Capital -, estamos eu e o prefeito acompanhando de perto e junto com vocês nesta caminhada e podem contar conosco”, disse.

Sobre o Instituto Mirim

Fundado em 1982, o Instituto Mirim de Campo Grande é uma entidade civil, sem fins lucrativos, e tem como objetivo preparar adolescentes para o primeiro emprego. As ações da entidade são organizadas de forma a promover a integralidade no atendimento ao jovem e famílias, e ampliação de acesso ao mercado de trabalho.

No Instituto Mirim, os jovens contam com um corpo de profissionais preocupado em desenvolver suas competências técnicas e comportamentais. Os cursos são gratuitos e o acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar.

A equipe de profissionais é composta por professores, psicólogos, dentistas, médicos, assistentes sociais e outros profissionais.