O debate contínuo sobre a garantia da qualidade do processo ensino –aprendizagem tem sido o foco do Programa de Formação Continuada “Gestão escolar no caminho de uma educação pública de qualidade”, elaborado pela Superintendência de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com base neste propósito, diretores e diretores-adjuntos de unidades da Reme participaram na noite dessa quarta-feira (4) da palestra “O conceito de qualidade na Educação”, ministrada pela professora doutora Fabiany de Cássia Tavares Silva, pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com pós-doutorado pela USP (Universidade de São Paulo).

Para a palestrante, a iniciativa da Rede Municipal de Ensino (Reme) em criar uma capacitação focada na qualidade do ensino vai além do debate dos problemas do cotidiano e traz à tona a discussão sobre o papel social da escola.

“Temos que enaltecer essa ação porque convidar gestores para discutir a qualidade da educação vai além de discutir sobre a administração, pois é a oportunidade de falar sobre o significado da escola dentro de uma perspectiva política mais abrangente”, ressaltou Fabiany.

Na opinião da professora, é importante que o profissional esteja atento às questões atuais que permeiam o universo da educação, como o acesso ao conhecimento, o cenário político atual do país e as discussões em torno da Base Nacional Comum Curricular.  “Se você não tomar conhecimento dessas questões, acaba operando o cotidiano de forma repetida  e entende que essa rotina é a que apresenta resultados sendo que na verdade temos que colocar em discussão esses resultados”, pontuou.

Ela completa dizendo que a construção de uma escola de qualidade passa pela participação popular. “Temos que pensar na construção de uma escola para todos, construindo um projeto pedagógico que respeite a realidade local”, disse.

O diretor-adjunto da escola “Isauro Bento”, Paulo Eduardo Silva Galvão acredita que o ciclo de formação elaborado pela Superintendência de Gestão e Normas é relevante no que tange a prática do gestar na escola. Esses encontros têm trazido uma temática de discussões que dizem respeito ao cotidiano, com palestras voltadas para a realidade, afinal nosso foco é o aluno e temos que garantir seu desenvolvimento pleno, tanto no cognitivo, emocional e físico”, destacou.

Já a diretora do Ceinf “Eleodes Estevão”, Eva Regina Ferreira de Brito, afirma que a qualidade na educação começa pela capacitação dos gestores. “É a oportunidade de ficarmos atualizados, pois o estudo deve ser permanente, já que o conhecimento é dinâmico”, concluiu.

Unidades  temáticas

A formação continuada é composta por quatro unidades temáticas, que abrangem o conceito de qualidade na educação, currículo e gestão escolar e avaliação e qualidade na educação, sempre precedidos por uma palestra.

Cada módulo da capacitação é formado de três momentos: palestras, estudo teórico e oficinas com técnicos da Gerência de Gestão da Educação Básica, que utilizarão os temas das palestras para desenvolver as atividades práticas. As formações continuadas realizadas pela Semed seguem os preceitos da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que busca a capacitação contínua dos profissionais.

De acordo com a superintendente de Gestão e Normas, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, o objetivo é valorizar os diretores da Reme. “O diretor escolar enquanto gestor  público precisa identificar condições, dimensões e questões fundamentais que propiciem a compreensão do que seja uma educação de qualidade, por isso o objetivo do programa de formação é oferecer  ferramentas para que estes profissionais garantam o ensino de excelência”, afirmou.